Assembleia concede título de cidadão alagoano ao desembargador federal Paulo Cordeiro

por Comunicação/ALE publicado 20/06/2016 19h36, última modificação 20/06/2016 19h36

Por iniciativa do vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene nesta segunda-feira, 20, para concessão de título de cidadão honorário do Estado de Alagoas ao desembargador Paulo Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A propositura foi aprovada por unanimidade. De acordo com Medeiros, a outorga do título é em reconhecimento aos relevantes serviços que o desembargador vem prestando ao povo alagoano, ao longo dos 25 anos que está estabelecido no Estado.

“O doutor Paulo, agora, é mais um ilustre alagoano. Ele tem toda uma vida dedicada a nossa terra. A interiorização e outra série de ações que tivemos aqui no Estado, por parte da Justiça Federal, todas passaram pelas mãos dele”, informou Ronaldo Medeiros.

O desembargador Paulo Cordeiro disse se sentir muito honrado com a homenagem e agradeceu a Assembleia Legislativa pela iniciativa. “É uma grande honra para mim, depois de 25 anos em Alagoas, dei minha contribuição ao Estado, mas o reconhecimento pelo Legislativo, através do deputado Ronaldo Medeiros, pelo presidente desta Casa, Luiz Dantas, e demais parlamentares me enchem de muita alegria e satisfação”, declarou o homenageado.

Como ex-aluno do desembargador Paulo Cordeiro, o procurador-geral da Assembleia Legislativa, Diógenes Tenório, falou da satisfação em estar presente a homenagem, lembrou de passagens da época em que cursava Direito, em especial o trato cordial com o qual o homenageado dispensava a todos na faculdade, onde ministrava a disciplina Processo Civil, e destacou os feitos do desembargador à frente da Justiça Federal, em Alagoas. “Quando doutor Paulo foi escolhido para compor o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em que pese não ser alagoano de nascença, ele foi representando a sessão judiciária de Alagoas. Naquele momento em especial, ele já dava provas de seu amor pelo Estado. E é por isso que esta Casa faz essa justa homenagem”, destacou o procurador-geral do Legislativo alagoano.

Histórico
Paulo Cordeiro é carioca de nascimento, viveu na Bahia, mas é alagoano de coração, há 25 anos. É mestre em Direito Público pelo Curso de Mestrado da Faculdade de Direito de Alagoas (Ufal) e professor de Introdução ao Direito e Direito Tributário da Universidade Federal de Alagoas, além de professor da Faculdade de Direito do Cesmac.

Como magistrado federal foi diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas por nove anos consecutivos e juiz convocado por mais de 30 vezes para desempenhar as funções de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Atuou em outras áreas jurídicas como auditor jurídico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia; procurador da Fazenda Nacional em Salvador; procurador da República em Salvador; procurador regional eleitoral, em Salvador; membro do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia; juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, além de ter atuado por 12 anos como advogado, em Salvador.