Assembleia encaminha ofício para implantação da Rede Legislativa de Rádio

por Comunicação/ALE publicado 06/08/2015 16h45, última modificação 06/08/2015 22h01

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas, encaminhou ofício ao presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), declarando interesse em firmar acordo de cooperação para implantação da Rede Legislativa de Rádio, na cidade de Maceió. “É um projeto importante para a democracia, por privilegiar a transparência dos debates parlamentares em transmissão aberta e acessível a todos os cidadãos”, afirma Luiz Dantas. O ofício foi entregue nesta quinta-feira, 6, pelo 1º vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PT), ao assistente técnico da Secretaria de Comunicação da Câmara Federal, Francisco Araújo. “Mais uma importante iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na divulgação dos trabalhos do Poder, contribuindo para o fortalecimento da transparência com toda a sociedade alagoana”, disse Medeiros.

No documento, a Assembleia Legislativa declara a disponibilidade da Casa de cumprir com as responsabilidades advindas da parceria, no que diz respeito aos investimentos, gastos de custeio e manutenção dos equipamentos, bem como a preparação da infraestrutura física necessária para a operação da Rede Legislativa de Rádio. “Colocamo-nos à disposição para os atos que se fizerem necessários, para o mais rápido trâmite da minuta do acordo de cooperação, bem como do plano de trabalho que indicará as responsabilidades das Casas legislativas”, afirma o documento.

A Rede Legislativa inaugurou o sinal digital na capital federal em 2009 e expandiu para as regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). Em 2013, a Câmara dos Deputados colocou em operação os transmissores em Cuiabá (MT), Palmas (TO), Vitória (ES) e Goiânia (GO). Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Natal (RN) entraram no ar em 2014. Operações em Manaus (AM), São Luís (MA), Macapá (AP) e João Pessoa (PB) também estão no ar. Recife (PE) e Rio Branco (AC) entraram em funcionamento no início deste ano.