Assembleia entrega título de Cidadão Alagoano a procurador de Maceió e a reitor da Uninassau

por Comunicação/ALE publicado 02/08/2024 17h20, última modificação 02/08/2024 17h19

Por iniciativa do deputado Delegado Leonam (União Brasil), a Assembleia Legislativa homenageou nesta segunda-feira, 2, o diretor-presidente do Centro Universitário Maurício de Nassau de Maceió (Uninassau), Jânyo Janguiê Bezerra Diniz, e o procurador da cidade de Maceió, Victor Oliveira Silva, com o título de Cidadão Honorário de Alagoas, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. Jânyo Diniz nasceu na Paraíba e Victor Oliveira no Maranhão. A sessão, que aconteceu no plenário da Casa, contou com as presenças do reitor da Uninassau, Paulo Barros; do procurador municipal Ronald Pinheiro; do diretor da Uninassau/Arapiraca, Lamartine Vasconcelos; do representante da OAB/AL, Nivaldo Barbosa; do presidente da Associação Alagoana de Magistrados, juiz Hélio Pinheiro, de professores e funcionários da Uninassau, procuradores municipais, advogados e familiares dos dois homenageados.

De acordo com o deputado Leonam, para se tornar alagoano o cidadão precisa preencher alguns requisitos e ambos fazem jus a homenagem. “Jânyo tem construído uma trajetória marcada pela excelência e pelo comprometimento com a educação e com o desenvolvimento social. É com grande felicidade que fazemos essa homenagem a este nobre educador, que tem se destacado pela excelência e comprometimento. Já Victor vem apoiado constantemente seus colegas de todo o Estado, tendo em sua gestão na Associação dos Procuradores e Procuradoras dos Municípios de Alagoas atuado em demandas relativas a mais de 30 municípios. Ele é um defensor das prerrogativas da advocacia e dos honorários advocatícios, e acredita que o concurso público é uma forma justa de geração de emprego para a advocacia”, destacou.

O reitor Jânyo Diniz agradeceu ao Parlamento estadual, em especial ao deputado Leonan, e disse que se sente muito honrado com a homenagem. “Pra mim é uma honra e uma satisfação enormes estar recebendo essa honraria, principalmente por ser relativa ao trabalho que fazemos na educação em Alagoas. Ser reconhecido por um trabalho nesta área me deixa muito feliz. Eu particularmente já me sentia alagoano desde 2009, quando a Uninassau abriu suas portas aqui em Maceió; agora, com esse título, sou alagoano de direito e a responsabilidade da gente só aumenta”, falou. Jânyo é um destacado profissional na área de educação e administração, com uma sólida formação acadêmica. Ele é mestre em administração pela Unama, possui pós-graduações em engenharia e produção pela UFPE e é graduado em engenharia mecânica pela mesma instituição. Sua trajetória profissional é marcada por uma forte liderança em várias instituições educacionais e sindicais, incluindo a presidência do Grupo Ser Educacional e a reitoria da Uninassau em Maceió. Jânio ainda investe em pesquisa e desenvolvimento, mantendo institutos que contribuem para os avanços científico e tecnológico, além de projetos sociais que impactam positivamente as comunidades locais.

O procurador Victor Oliveira disse estar muito feliz, porque desde que chegou a Alagoas sempre foi muito bem acolhido por todos, e falou da satisfação de receber a honraria. “É uma grande alegria receber essa homenagem e, com certeza, uma das maiores que recebo na minha vida. Vivo aqui no Estado há 11 anos e sempre busquei fazer o melhor por Alagoas, na advocacia e na presidência da Associação dos Procuradores e Procuradoras Municipais. Vejo essa honraria como fruto do meu trabalho na luta pela advocacia pública e em defesa da proteção do erário”, afirmou. Victor concluiu o curso de direito na Universidade Federal do Maranhão e mudou-se para o Rio de Janeiro aos 25 anos, onde trabalhou como técnico judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e técnico de notificações do Tribunal de Contas. Aos 27 anos mudou-se para Maceió para atuar como procurador do município, função que exerce até hoje. Na Procuradoria exerceu diversos cargos importantes, incluindo o de presidente da Comissão Permanente de Inquérito Administrativo e procurador-chefe da Procuradoria Judicial. Atualmente é coordenador do Núcleo Especial para Ações Estratégicas. Ele também tem uma forte atividade associativa, o que tem contribuído para o desenvolvimento dos municípios alagoanos.