Assembleia homenageia com Título de Cidadão Honorário o conselheiro do TC/SE, Carlos Pinna
A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 31, uma sessão especial para entregar o Título de Cidadão Honorário de Alagoas ao conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), Carlos Pinna de Assis, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. De autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), a solenidade foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor (SD) e contou com as presenças dos deputados Paulo Dantas (MDB), Tarcizo Freire (PP), Ângela Garrote (PP), Marcelo Beltrão (MDB), Galba Novaes e Silvio Camelo (PV).
Em seu discurso, Inácio Loiola lembrou que por iniciativa do homenageado, foram realizados seminários envolvendo os tribunais de contas dos Estados de Alagoas e Sergipe, nos municípios de Penedo/AL, Neópolis/SE, Piranhas/AL e Canindé do São Francisco/SE, os quais deixaram um legado de informações bastante significativas, tanto para os gestores dos dois estados como para os empresários e profissionais das áreas econômica, financeira e contábil. “Outras ações ocorreram, decorrentes da vontade do nosso homenageado e em prol da sociedade de Alagoas, principalmente em relação aos municípios limítrofes entre os dois estados”, destacou.
De acordo com o autor da proposição, o homenageado, mesmo ocupando o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do vizinho Estado de Sergipe, tem demonstrado muito apreço por Alagoas, notadamente pela materialização de permanente intercâmbio entre entidades congêneres dos dois estados, com reais benefícios para o público alvo, qual seja, os órgãos municipais. “Entre tantas outras ações, encontro razões plausíveis para que Carlos Pinna seja agraciado com o título honorário do Estado de Alagoas, pelos relevantes serviços prestados ao seu segundo Estado”, reassaltou Inácio Loiola.
Por fim, o deputado fez referência aos vínculos familiares do conselheiro homenageado com Alagoas. “Suas raízes são alagoanas. Sua avó era de Maceió e seu avô, de Pão de Açúcar [que inclusive chegou a ser prefeito de Aracaju]. Sem contar que Carlos Pinna sempre demonstrou sua admiração por Alagoas e pelos alagoanos. Nada mais justo que esse reconhecimento", conclui Loiola.
O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor, destacou o trabalho desenvolvido pelo homenageado em prol do Estado. “Vejo essa homenagem com muito entusiasmo, já que Sergipe é um Estado irmão. Carlos Pinna fez um trabalho digno à frente do Tribunal de Contas sergipano. É merecedor do Título de Cidadão Alagoano. O homenageado tem um trabalho social público muito forte, além de ser um homem muito querido. Não à toa estão presentes nessa sessão diversas representações de Sergipe e Alagoas. Sinto-me bastante honrado em participar desta homenagem, capitaneada pelo deputado Inácio Loiola”, afirmou.
O homenageado destacou a importância de receber o Título de Cidadão Alagoano. “Estou muito feliz em receber o maior título que alguém pode ter deste Estado. Atribuo tudo isso aos deputados alagoanos e, em especial, ao deputado Inácio Loiola. Alagoas tem sido, durante a história, o celeiro das mais importantes figuras, desde o império. A homenagem me enche de muita alegria e satisfação. Enfim, Alagoas é um Estado acolhedor, prazeroso e que tem belezas naturais inconfundíveis, sem contar que é um local que frequento há muito tempo “, destacou.
O desembargador Washington Luiz, representando o Tribunal de Justiça na solenidade, também destacou a importância do Título de Cidadão Alagoano. “É uma homenagem merecida ao conselheiro Carlos Pinna, já que suas ações transpõem os limites do Estado de Sergipe. Pinna,verdadeiramente tem honrado o exercício de suas funções à frente do Tribunal de Contas daquele Estado. Tem procurado ajudar Alagoas, intermediando ações que estão sendo colocadas em pratica pelo Tribunal de Contas de nosso Estado”, disse.
O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Osório Ramos, falou da honraria concedida pela Assembleia Legislativa. “Sergipe e Alagoas possuem muita intimidade e muitos interesses recíprocos. A homenagem é de grande importância, já que Carlos Pinna tem relevantes serviços prestados aos dois estados. É um conselheiro renomado e esse título aproxima ainda mais Alagoas de Sergipe”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, também justificou o Título de Cidadão Alagoano ao sergipano Carlos Pinna. “Quero parabenizar os alagoanos, por intermédio da Assembleia Legislativa e do deputado Inácio Loiola, que também é um amigo do Estado de Sergipe. O conselheiro homenageado tem uma formação intelectual invejável, prestando serviços aos dois estados, com muitos debates de interesse mútuo. Fico feliz em estar presente neste momento de grande importância não só para vida de Carlos Pinna, mas também para todo povo sergipano”, afirmou.
O presidente da Academia Sergipana de Letras, escritor Anderson Nascimento, falou da homenagem que Carlos Pinna - também membro desta academia - recebe da Assembleia Legislativa. “Esse título é muito importante para Sergipe e para nossa academia. Pinna é uma das intelectualidades da nossa terra no campo da crônica, da política. Quero agradecer, em nome da academia sergipana, o Título de Cidadão Alagoano a um de nossos membros”, destacou.
Participaram ainda da sessão especial a secretária estadual de Cultura, Melina Freitas; o conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas, Fernando Toledo; a senadora Renilde Bulhões; os ex-deputados Judson Cabral e Jota Cavalcante; advogados de Alagoas e Sergipe; representantes dos Poderes Executivo e Judiciário de Sergipe e Alagoas, além de familiares e amigos do homenageado.
Carlos Pinna
Natural de Sergipe, Carlos Pinna de Assis é casado, graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e advogado. Antes de ser conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, foi monitor da Comissão de Assistência Jurídica da OAB/BA, conselheiro eleito pela assembleia geral dos advogados, conselheiro membro da Comissão de Ética da OAB/BA. Pinna atuou como conselheiro procurador-geral do Estado de Sergipe, procurador-geral de Justiça do Estado de Sergipe, secretário de Estado da Habitação e Previdência Social de Sergipe e presidente da associação das entidades oficiais de controle público do Mercosul. O homenageado é membro da Academia Sergipana de Letras.