Assembleia homenageia professor Emerson Soares com título de Cidadão Alagoano

por Comunicação/ALE publicado 20/05/2024 14h41, última modificação 20/05/2024 14h41

Por iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros (PT), a Assembleia Legislativa homenageou nesta segunda-feira, 20, o professor doutor da Universidade Federal de Alagoas-Ufal, Emerson Carlos Soares e Silva, com o título de Cidadão Honorário de Alagoas, pelos relevantes serviços prestados ao Estado ao longo dos últimos 18 anos. A sessão solene foi presidida pelo deputado Alexandre Ayres (MDB). “O Emerson é um pernambucano que tem realizado um importante trabalho na área ambiental, cuja dedicação e contribuição exemplares merecem o mais profundo reconhecimento e gratidão de nossa comunidade. Hoje estamos aqui para conceder-lhe o título de Cidadão Alagoano ”, disse Ayres, destacando a satisfação em estar representando Medeiros na homenagem.

Emerson Soares agradeceu ao Parlamento pela homenagem, atribuindo-a como um reconhecimento à ciência e a pesquisa alagoanas e que o título de Cidadão o incentiva ainda mais a trabalhar em prol da sociedade de Alagoas. “É um reconhecimento à ciência e a pesquisa alagoanas. Temos laboratórios e grandes pesquisadores aqui ,e isso incentiva que trabalhemos mais em prol do Estado para melhorar as condições dos indicadores sociais, principalmente a saúde da população e para os ecossistemas alagoanos”, ressaltou.

Natural da cidade de Arco Verde/PE, Emerson Soares é graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com mestrado em Biologia de Água Doce no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus. Fez o doutorado em Biotecnologia na Universidade Federal do Amazonas e foi aprovado no concurso para professor da Ufal em 2006, tendo vindo trabalhar na unidade de Penedo. “Nós fazemos um trabalho na área ambiental e hidrológica visando, acima de tudo, à conscientização e educação ambiental, um trabalho de engenharia que venha a melhorar as condições das águas alagoanas”, informou Soares, acrescentando que trabalhar pela qualidade da água favorece também a economia do Estado, tendo em vista que o turismo no Estado se dá, também, por meio das águas.