Assembleia irá debater situação de barragens em Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 15/02/2019 14h05, última modificação 15/02/2019 14h05

A Assembleia Legislativa irá realizar sessão especial para debater sobre as barragens que se encontram em situação de risco em Alagoas. O requerimento foi apresentado pelo deputado Galba Novaes (MDB), nesta quinta-feira, 14, e teve como motivação o rompimento das barragens destinadas aos rejeitos de mineração nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana. “No País estão catalogadas 14 barragens de alto risco com graves danos associados, cujo uso é de rejeitos de mineração. Alagoas é o segundo estado do Brasil com barragens nesta situação”, justifica Novaes na proposição.

Tomando por base os estudos realizados pela Agência Nacional de Águas (ANA), em novembro do ano passado, apontando que Alagoas tem seis reservatórios em situação de risco, Galba Novaes entende como necessária a realização de uma sessão especial para avaliar e discutir o problema. “A cidade de Teotônio Vilela, no Agreste, possui três barragens que estão classificadas pela ANA, sob risco. A estimativa de recuperação dessas barragens está em torno de R$ 1,4 milhão e todos os reservatórios pertencem a usinas”, observa Galba Novais.

De acordo com a proposição apresentada, as barragens apontadas pelo estudo da ANA são: Prado, São Francisco e Gulandim (em Teotônio Vilela), Piauí (em São Sebastião) e Bosque IV (em Junqueiro) – todas pertencentes a Usinas Unidas Seresta. O sexto reservatório com problemas é o Canos, em Maceió, e pertence a Usina Santa Clotilde.