Assembleia Legislativa abriga exposição fotográfica “Multicolorir o Outubro Rosa”
Compartilhar histórias de superação, despertar a valorização e o acolhimento daqueles que passam por procedimentos traumáticos, entre eles a mutilação corporal, envolvendo a cura do câncer, e incentivar outras pessoas a assumir suas cicatrizes são alguns dos objetivos da exposição Multicolorir o Outubro Rosa, cuja abertura acontece nesta quarta-feira (16), às 17h, no hall da Assembleia Legislativa de Alagoas.
A exposição reúne 30 fotos artísticas, dos fotógrafos Aline Oliver e Gregory Aguiar, de corpos marcados por procedimentos cirúrgicos decorrentes do câncer. “O olhar artístico está sendo representado nessas fotos através do uso de tintas coloridas, com pinturas corporais e faciais, buscando com isso trazer a mensagem que o Outubro Rosa abraça todas as cores traduzidas no autocuidado ao longo do ano, e representando também a vida e a alegria pós-cura”, explica a alagoana Aline Oliver, idealizadora do projeto.
Ela conta que a ideia surgiu de sua afinidade em fotografar o feminino, do desejo de manter atuante sua responsabilidade social, e também da experiência pessoal da cura de um câncer de tireóide. “Queremos corroborar com a conscientização e principalmente alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama entre homens e mulheres”, destaca a fotógrafa.
“Com essas fotos, além de despertar a valorização e o acolhimento das mulheres e homens que passam pelos procedimentos que envolvem a cura do câncer, queremos também incentivar outras pessoas a assumir suas cicatrizes, por ser um ato de libertação... Esperamos também despertar o olhar para o belo fora dos padrões impostos pela sociedade e compartilhar histórias exitosas de superação, mostrando que o câncer pode ser vencido e que há alegria de vida após o diagnóstico”, finaliza Aline Oliver.
A exposição, que estará aberta à visitação até o dia 31 deste mês, tem o apoio da Assembleia Legislativa, da deputada estadual Jó Pereira, grupo Mama Renascer, voluntários e do movimento #MeTrateBemExecuteaEmenda, campanha lançada nas redes sociais por várias instituições e apoiadores, visando incentivar a execução - até o dia 31 de dezembro - da emenda, de autoria da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e de Jó Pereira, que destina 1% do Orçamento do Estado de 2019, cerca de R$ 100 milhões, para o tratamento do câncer em Alagoas.
Por assessoria