Assembleia Legislativa realiza duas sessões especiais nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 22, a partir das 9 horas, a Assembleia Legislativa realiza duas sessões especiais: Uma para homenagear os 70 anos da Geap - Fundação de Seguridade Social e a outra para concessão do título de Cidadã Honorária do Estado de Alagoas, para a Dra. Margarida Lopes de Araújo, presidente da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Anfip).
As duas sessões foram requeridas pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT), vice-presidente da Casa. Na justificativa das solicitações, o parlamentar destaca que há 70 anos zelando pela saúde dos servidores públicos federais ativos e inativos e seus familiares, a Geap, tornou-se uma das maiores operadoras de saúde do país, sendo referência por seu modelo assistencial focado na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida.
Atualmente, a Geap mantém convênio com cerca de cem órgãos da esfera governamental (ministérios, autarquias, universidades, fundações, centros de pesquisa, entre outros) em todo o Brasil. “A Fundação cuida de mais de 600 mil pessoas, das quais cerca de 250 mil com mais de 60 anos”, observa Medeiros. Segundo o parlamentar, para garantir um atendimento eficiente aos beneficiários, a Geap dispõe de gerências regionais em todos os estados e no Distrito Federal, além de uma rede credenciada composta por 20 mil prestadores de serviços, entre os quais, clínicas, hospitais e laboratórios, localizados em mais da metade dos municípios brasileiros.
Cidadã Honorária
Já a justificativa do deputado Ronaldo Medeiros para a entrega do Título de Cidadã Honorária para a Dra. Margarida Lopes de Araújo, presidente da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Anfip), é pelos relevantes serviços prestados à categoria e “pelo reconhecimento da sua liderança à frente da entidade, onde tem atuação marcante”, observa Medeiros.
Natural de Bilac, em São Paulo, Margarida Lopes de Araújo formou-se em Letras e Direito, estando aposentada na carreira de auditora-fiscal desde 1986 e durante o tempo em que esteve ativa na carreira atuou no Conselho da Apafisp de 1992 a 1997, tendo sido a primeira mulher a exercer a presidência daquela entidade no biênio 94/95.
“Na Anfip, a Dra Margarida Lopes exerceu inicialmente a vice-presidência da Cultura Profissional no biênio 97/99 e de Assuntos Jurídicos entre 1999 a 2005, quando organizou os Fóruns Jurídicos anuais, cujos debates com eminentes juristas priorizaram a defesa dos princípios constitucionais e a garantia dos direitos dos servidores públicos, o que foi de extrema relevância para garantia dos direitos da categoria dos auditores-fiscais da Receita Federal”, ressalta Medeiros.