Assembleia presta homenagem aos 60 anos da Academia Maceioense de Letras

por Carlos Villa Verde publicado 24/08/2015 17h50, última modificação 24/08/2015 17h50

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 24, uma sessão solene em homenagem aos 60 anos de fundação da Academia Maceioense de Letras. A sessão, proposta pelo deputado Francisco Tenório (PMN), reuniu historiadores e membros ilustres da instituição. A Academia Maceioense de Letras foi fundada no dia 11 de agosto de 1955 e congrega atualmente, cerca de 200 intelectuais, sendo eles membros efetivos, honorários, beneméritos e correspondentes.

A sessão, presidida por Francisco Tenório, teve sua mesa composta pelos seguintes membros: deputado Inácio Loiola (PSB); Cláudio Antônio Jucá Santos, presidente da Academia Maceioense de Letras; Jayme Lustosa de Altavila, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas; Alberto Rostand Laverly, vice-presidente da Academia Alagoana de Letras; Alan Esteves, juiz federal e Rita Coimbra Tenório, ex-prefeita de Chã Preta.

Após a execução dos Hinos Nacional e de Alagoas, foram entregues a Comenda Dama de Diamante, a Rita Coimbra Tenório, e a comanda Cavalheiro de Diamante, ao deputado Francisco Tenório, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e ao deputado Luiz Dantas (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas.

Francisco Tenório abriu a solenidade destacando da importância da Academia Maceioense de Letras para a cultura alagoana. “A sessão de hoje é uma homenagem que a Assembleia Legislativa faz a Academia, como reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo deste tempo, que congrega intelectuais de Maceió e de Alagoas em prol da cultura local e que ao logo deste tempo presta um grande serviço”, afirmou.

Em suas palavras, o presidente da Academia Maceioense de Letras, o poeta Jucá Santos, destacou a importância da sessão solene. “Considero esta sessão como uma solenidade histórica, já que a Assembleia Legislativa, há cerca de 30 anos, nos concedeu o título de utilidade pública. É uma das maiores homenagens que nós recebemos durante nossas comemorações do jubileu de diamante”, disse Jucá Santos.

O deputado Inácio Loiola, o juiz federal Alan Esteves e o vice-presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Laverly também usaram da palavra para agradecer a Assembleia Legislativa e o deputado Francisco Tenório pela realização da sessão e parabenizaram a Academia Maceioense de Letras e seu presidente pela passagem dos 60 anos de existência.