Assembleia fará homenagem ao autor do dicionário "ABC das Alagoas"

por Comunicação/ALE publicado 25/09/2015 11h35, última modificação 25/09/2015 13h01

A Assembleia Legislativa realiza na próxima segunda-feira, 28, a partir das 15 horas, uma sessão solene para outorgar a Comenda Ledo Ivo ao escritor Francisco Reynaldo Amorim Barros, em reconhecimento a sua contribuição na promoção e no desenvolvimento da cultura do Estado de Alagoas. A proposição, aprovada por unanimidade, pelos parlamentares é de autoria do deputado Davi Davino Filho (PSDB).

Davi Davino destacou vários trabalhos que tiveram a colaboração do homenageado, entre eles o dicionário ABC das Alagoas. “Obra biobibliográfica, histórica e geográfica de Alagoas, lançado pelo Senado Federal, 2005. Francisco Reynaldo também é colaborador assíduo do Museu da Justiça do Trabalho em Alagoas, o Memorial Pontes de Miranda, como doador de peças e documentos que registram nossa história”, destacou o deputado.

Currículo
Francisco Reynaldo Amorim de Barros, é o único membro de sua família que não é alagoano. Até os dois anos viveu entre Maceió e São Paulo, sua terra natal, e a partir de então, passou a morar em Alagoas. Dividiu sua infância, acompanhando seus irmãos durante as férias escolares, nas áreas rurais de Capela, União dos Palmares e, especialmente, Viçosa. Estudou, entre 1944 e 1952, no Colégio Arquidiocesano. Em 1953 vai residir no Rio de Janeiro, para onde seus pais e irmãos haviam se mudado. Entre 1955-58 estuda na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, tendo, no último ano, terminado o curso de Administração, sendo o orador de sua turma.

Em 1958 faz estágio no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), uma tentativa governamental de conhecer, de maneira científica, a realidade nacional e dar base a um pensamento do nacionalismo desenvolvimentista. No ano seguinte assessora o diretor do Departamento Nacional de Saúde, o alagoano Adelmo de Mendonça e Silva, na organização do 1° Congresso Nacional de Saúde. Ao mesmo tempo, faz parte de um grupo, criado pela Associação Brasileira da Indústria de Base (ABDIB), com a finalidade de promover estudos sobre a indústria nacional, em grande parte ameaçada de desnacionalização, e atuar politicamente em sua defesa. A maioria destes trabalhos se transformou em projetos de lei.

GISELA PFAU
GISELA PFAU disse:
28/09/2015 08h27
Parabéns a ALE e ao Deputado Davi Davino pela iniciativa. Francisco Reynaldo Amorim de Barros merece toda manifestação de reconhecimento ao seu excepcional trabalho para e pelos alagoanos que contribuem sobremaneira para o engrandecimento do Estado.
Pollyana R. Araujo
Pollyana R. Araujo disse:
28/09/2015 08h41
O professor Francisco Reynaldo contribui imensamente para o resgate e reconhecimento da cultura Alagoana, com um riquíssimo trabalho que é o ABC das Alagoas. Ele nos presenteou com essa obra e agora, mais que merecida, é a homenagem e o reconhecimento que a Assembleia Legislativa faz pelo mesmo. Parabéns ao Deputado Davi Davino pela iniciativa! Parabéns também ao professor Francisco Reynaldo pelo brilhante trabalho realizado!
Jamerson Albuquerque
Jamerson Albuquerque disse:
28/09/2015 09h03
Parabéns a Casa Tavares Bastos pelo reconhecimento ao professor Francisco Reynaldo Amorim de Barros, autor do ABC das Alagoas - obra de referência. O ABC das Alagoas reúne alagoanos que engrandecem o Estado, por reunir escritores, poetas, músicos, artistas alagoanos, a história dos municípios. Os alagoanos registrados em várias áreas do conhecimento e em todos cantos do mundo. Parabéns Deputado Davi Davino, parabéns a casa Tavares Bastos e meus sinceros parabéns ao professor Francisco Reynaldo Amorim de Barros.
Felipe Ferreira
Felipe Ferreira disse:
28/09/2015 09h05
A Assembleia Legislativa, em nome do Deputado Davi Davino, está de parabéns pela homenagem que prestará a Sr. Francisco Reynaldo de Amorim, pois o trabalho que ele realizou é realmente louvável e digno de reconhecimento.
Jana Pfau de Carvalho
Jana Pfau de Carvalho disse:
28/09/2015 09h07
A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e o Deputado Davi Davino, merecem toda minha consideração ao homenagear o professor Francisco Reynaldo Amorim de Barros por sua expressiva obra, o ABC das Alagoas, a quem ele tem dedicado pesquisas desde 1995. Salve Alagoas, Salve a ALE, Salve Deputado Davi Davino e SALVE, SALVE Francisco Reynaldo do ABC.
JOSÉ ROBERTO SANTOS
JOSÉ ROBERTO SANTOS disse:
28/09/2015 09h13
Sem dúvidas é mais que merecida a homenagem prestada ao escritor Francisco Reynaldo Amorim de Barros pela incrível pesquisa realizada e imensa contribuição para o Estado através do ABC DAS ALAGOAS.
Filipe da Silva
Filipe da Silva disse:
28/09/2015 09h27
É incrível o trabalho realizado pelo autor do ABC das Alagoas, Francisco Reynaldo. O reconhecimento pelos benefícios que este sr. trouxe a nossa terra, Alagoas, é imensurável! Só temos que agradecê-lo e aplaudi-lo. Deputado Davi Davino, agradecemos também pela iniciativa de homenagear ao autor do ABC, pois representa a vontade de inúmeros Alagoanos retratados em sua obra.
Laiana
Laiana disse:
28/09/2015 09h34
Conheço a obra ABC das Alagoas e, realmente, é digna de reconhecimento e admiração. O autor do ABC das Alagoas, Francisco Reynaldo, deve ser homenageado e reconhecido pelo trabalho que realiza. A Assembléia esta de parabéns.
Maria Helena
Maria Helena disse:
28/09/2015 09h43
O Estado de Alagoas está muito bem retratado na obra do escritor Francisco Reynaldo, nós Alagoanos ficamos honrados com esse trabalho, ainda mais em saber que está sendo reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.
Lucas T. Moreira
Lucas T. Moreira disse:
28/09/2015 09h58
A assembleia legislativa e o Deputado Davi Davino estão de parabéns pela homenagem que prestará ao escritor do Abc das Alagoas.
Emanuelle Tenório
Emanuelle Tenório disse:
28/09/2015 12h14
Eu conheci a obra e fiquei impressionada com tamanha pesquisa. É realmente merecedor de homenagens
GUSTAVO HENRIQUE
GUSTAVO HENRIQUE disse:
28/09/2015 12h28
Muito bom! Parabéns pela iniciativa
João Marcelino
João Marcelino disse:
28/09/2015 13h21
É aberto ao público?
Comentários foram desativados.