Assembleia realiza audiência em Arapiraca sobre transporte e moradia estudantil

por Comunicação/ALE publicado 23/10/2017 12h20, última modificação 23/10/2017 18h50

A Assembleia Legislativa, em parceira com a Universidade Federal de Alagoas, realizou, nesta segunda-feira, 23, uma audiência pública que teve como tema, “Transporte e moradia estudantil: permanência e êxito acadêmico". Proposta pela deputada Jó Pereira (PMDB) e aprovada por unanimidade no plenário da Casa, o debate aconteceu no auditório do SESI/SENAI, em Arapiraca. A cidade foi escolhido para a realização da audiência pois um estudo feito pela Ufal aponta Arapiraca como o local que mais recebe estudante de outras localidades. A audiência teve como objetivo discutir junto à comunidade escolar a problemática do transporte e moradia estudantil.

Jó Pereira explicou que a ideia é buscar soluções para garantir a permanência dos estudantes no ambiente acadêmico. “Antigamente a luta era para conseguir expandir a universidade para o interior Estado, para que mais alunos pudessem ter acesso aos cursos superiores, isso aconteceu. Agora temos que unir forças para garantir a permanência destes jovens na universidade, já que existem estudos mostrando uma grande evasão estudantil em razão da fragilidade na rede de transporte intermunicipal”, afirmou.

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB) falou da importância da Assembleia Legislativa em se deslocar até Arapiraca para debater o assunto. “Tratar do assunto educação e transporte para estes estudantes é algo essencial. Muitos saem de seus municípios para estudar em Arapiraca e o transporte, muitas vezes, é uma excludente neste acesso ao ensino. Os municípios devem assumir sua responsabilidade e o Estado pensar uma maneira de fazer com que os alunos não deixem de ocupar essas vagas”, destacou.

O deputado Ricardo Nezinho (PMDB) disse que o ensino superior é uma ferramenta para que os estudantes busquem seus sonhos e, em muitos casos, mantenham suas família. “Esta audiência é de fundamental importância porque a problemática do transporte e da moradia estudantil tem tirado muitos alunos universitários da sala de aula. Aqui é o foro legítimo para debater esta questão e estamos buscando caminhos para que juntos possamos solucionar essa reivindicação. Já fizemos uma reunião na Associação dos Municípios onde ouvimos os prefeitos, agora estamos ouvindo a comunidade escolar. Acho que o próximo passo é ouvir os deputados federais sobre o assunto”, afirmou.

A reitora da Ufal, Valéria Correia, apresentou estudos mostrando a existência de uma parcela de estudantes universitários que precisam de algum tipo de apoio, entre eles, a questão do transporte e moradia. “O processo de democratização do acesso às universidades aconteceu nos últimos dez anos. Temos um perfil socioeconômico dos estudantes das universidades federais do Nordeste. Eles possuem família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, isso quer dizer que a questão da permanência é um problema e o transporte é decisivo para que o estudante continue seu estudo", destacou.

A presidente do Grêmio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), em Santana do Ipanema, Sheilla Gomes, falou das dificuldades de delocamento que os alunos enfrentam. “O aluno precisa se locomover de sua localidade para o município em que faz seu curso e, a maioria deles, não tem condições de concluir seus estudos devido a questão do transporte”, afirmou. Na mesma linha de raciocínio a estudante de enfermagem Márcia Gleika, que mora em Palmeira dos Índios e estuda na Ufal de Arapiraca, disse que passa por diversas dificuldades no que tange ao transporte para chegar à universidade. “Estes problemas são comuns em praticamente todos os municípios. A superlotação é uma delas, mas uma questão bastante recorrente é a insegurança no transporte estudantil, sem contar que não temos a garantia que o transporte vai passar todos os dias no horário certo”, disse.

Representando a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Igaci, Oliveiro Torres, afirmou que as prefeituras têm encontrado deficuldade para manter o transporte dos alunos. “Hoje os municípios, na sua maioria, já contribuem para o deslocamento dos alunos universitários, porém, a grande dificuldade que vivemos hoje é a de como pagar e quem vai financiar este transporte. É um problema que vem se agravando pois, a cada ano, aumenta o número de aluno universitários que precisam do transporte para estudar. Isto é bom, pois estamos vendo as pessoas estudarem, porém, os municípios estão ficando sufocados e sem condições de permanecer com o transporte”, afirmou.

Participaram ainda da audiência, prefeitos, vereadores, representantes da Polícia Militar, do Cesmac Agreste, da SMTT de Maceió, do Ifal, estudantes, professores e a comunidade escolar.