Assembleia recebe décima primeira escola do Projeto "Fale, Educação!"
A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 25, a décima primeira turma do projeto “Fale, Educação!”. Foram cerca de 30 alunos do ensino médio da Escola Estadual Guiomar de Almeida Peixoto, localizada no bairro do Vergel, em Maceió, que visitaram a Casa e conversaram com o deputado Bruno Toledo (PROS). Os estudantes conheceram o plenário, gabinete da presidência e do deputado e os demais setores do Poder Legislativo estadual. Na ocasião foram apresentados vídeos sobre o processo legislativo e sobre a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos.
O deputado Bruno Toledo destacou a importância do projeto "Fale, Educação!" e os depoimentos recebidos pelos alunos e das professoras da escola. “Com estas visitas e com estes depoimentos podemos entender porque os professores de Alagoas precisam ser tão valorizados e reconhecidos. São professoras abnegadas que exercem a profissão com amor. Os estudantes foram participativos expondo os problemas existentes na escola com um grau de civilidade e sabendo se posicionar sobre os diversos assuntos. Eles demonstraram esperança que suas reivindicações possam ecoar agora de forma mais positiva", disse.
Os alunos conversaram com Bruno Toledo, elogiaram o corpo docente da escola e teceram alguns comentários sobre a sua infraestrutura, entre eles, a situação precária dos banheiros e a quadra esportiva danificadas. A estudante Ludmilla Cavalcanti, que cursa o ensino médio, destacou a importância de conhecer o parlamento estadual e disse que era a primeira vez que estava entrando na Assembleia Legislativa. “Achei a visita bastante interessante e principalmente saber como funciona o trabalho dos deputados. Também tive a oportunidade de passar ao deputado os problemas existentes na escola. Na mesma linha, o estudante Rodrigo Oliveira, que também é aluno do ensino médio, destacou que aprendeu muitas coisas na conversa que teve com o deputado e disse que estava muito feliz em conhecer o Poder Legislativo. “É uma grande oportunidade que estamos tendo de conhecer e aprender sobre a função do deputado. Vi que temos muitos direitos mas também temos diversas obrigações”, afirmou.
A professora de Artes, Nelma Gama, que acompanhou os estudantes, falou da importância do projeto para seus alunos e disse que a visita a Assembleia Legislativa foi um excelente trabalho extracurricular. “Essa visita é um momento importante e singular para todos nós. Sempre digo aos alunos que é preciso ver para que possamos entender melhor e essa oportunidade vai fazer com que todos eles saiam daqui diferentes, como cidadãos preparados para o futuro de nosso Brasil. Então é necessário que eles saibam direitos e deveres e que possam fazer sempre o melhor. Quero, enfim, agradecer a Assembleia Legislativa por esta oportunidade de permitir que nossa escola participe deste projeto”, disse.
O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público está permitindo que alunos de 14 escolas públicas visitem o Poder Legislativo por 14 semanas.