Assembleia recebe exposição “Trilha de Mandalas”

por Comunicação/ALE publicado 17/11/2016 18h31, última modificação 17/11/2016 18h31

A Assembleia Legislativa recebe, entre os dias 17 e 22 de novembro, a exposição “Trilha de Mandalas”, que tem como objetivo estimular a expressividade, espontaneidade, comunicação e autoconhecimento. “A proposta foi unir a coletânea de vários trabalhos de alunos que fazem Arteterapia e apresentar a importância da arte na vida das pessoas”, disse a professora, psicóloga e organizadora da exposição, Patrícia Rose Teixeira Moreira

Segundo Patrícia Rose, criar a própria mandala ajuda a pessoa a abrir um canal para conteúdos internos e temas pessoais que nunca pensaria ser capazes de alcançar. “A elaboração de mandalas é um caminho pelo qual a força instintiva podem vir à tona, podendo ser um organizador psíquico”, explicou.

A professora explicou que os trabalhos expressam momentos, sentimentos e crescimento de alunos que se encontram em processo de formação em arteterapia, facilitando a tomada de consciência, modificando comportamentos, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento da criatividade. “A Arteterapia é uma ferramenta terapêutica que utiliza recursos artísticos. Ela permite o indivíduo abrir portas interiores, ter contato consigo mesmo e enfrentar seus medos”, afirmou.

A exposição conta com 33 peças elaboradas por alunos que usaram para suas confecções recursos como tela, cola, tinta acrílica, papel, sementes, linhas e lã. “O público que estiver circulando pela Assembleia Legislativa poderá também fazer sua mandala. Vamos ter um local para que a população que nos visitar possa confeccionar sua mandala e, desta forma, interagir com o processo fazendo parte da exposição”, explicou Patrícia.