Bruno Toledo denuncia precariedade no atendimento em hospital de União dos Palmares

por Comunicação/ALE publicado 30/03/2016 18h56, última modificação 30/03/2016 18h56

A morte de um homem por falta de atendimento no Hospital São Vicente de Paula, em União dos Palmares, foi o tema do pronunciamento do deputado Bruno Toledo (PROS). Indignado, o parlamentar avaliou o caso como um absurdo e criticou a má gestão do serviço público de saúde brasileiro. “Quem mais sofre é a população brasileira, que está à mercê de serviços públicos cada vez piores e que não atendem a demanda da sociedade. Principalmente no que diz respeito á saúde pública, onde vivemos um caos”, declarou o parlamentar, solicitando à Comissão de Saúde da Casa a apuração das denúncias.

Toledo contou que seu pronunciamento foi motivado por reportagem veiculada na impressa, dando conta de que o Hospital São Vicente de Paula, que é filantrópico, estaria sem condições de funcionamento devido a falta de profissionais e de medicação. “O senhor José Adilson, de 45 anos, faleceu a caminho de Murici porque não teve o atendimento oportuno na cidade União dos Palmares”, observou Bruno Toledo, destacando que a representante do hospital, Barbara Costa relata na reportagem que há atrasos nos convênios estaduais e que o repasse é insuficiente para custear a unidade hospitalar. “O senhor José Adilson foi mais uma vítima de um desfinanciamento, de uma omissão, de um serviço público ineficaz e inoperante”, completou Toledo.

Em aparte, os deputados Léo Loureiro (PPL) e Ronaldo Medeiros (PMDB) se associaram ao pronunciamento do colega de plenário. Loureiro também relatou o caso de uma menina de três anos, de União dos Palmares, que morreu por falta de atendimento. “Sugiro que os dois casos sejam remetidos ao Conselho Estadual de saúde e à Comissão de Saúde desta Casa para que sejam investigados. Temos que dar um basta, acabar com essa inoperância da saúde pública”, disse Loureiro.

Já o deputado Ronaldo Medeiros, que é líder do Governo na Casa, observou que o Executivo vem investindo maciçamente na saúde, inclusive tem antecipado recursos, citando como exemplo a conclusão da Unidade Pronto Atendimento (UPA), no bairro do Trapicha da Barra, em Maceió. Informou ainda que o Governo está realizando obras de construção e recuperação de oito hospitais, em oito regiões do estado, visando desafogar o fluxo de atendimento na capital. “Vou buscar informações na Secretaria de Saúde sobre os repasses ao hospital de União dos Palmares”, disse.