Cabo Bebeto denuncia fechamento de hospital por falta de pagamento do Estado

por Comunicação/ALE publicado 12/12/2023 20h15, última modificação 12/12/2023 20h12

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 12, o deputado Cabo Bebeto (PL) voltou a cobrar do Governo do Estado o repasse de recursos para os hospitais. “Acredito que esse é o assunto que mais tratei aqui nesta Casa: o repasse (para os hospitais), que não vêm acontecendo. Há poucos dias uma maternidade foi fechada justamente por isso”, lamentou Bebeto, referindo-se à Maternidade Santo Antônio. O parlamentar prosseguiu dizendo que ainda no mês de novembro já havia denunciado a falta de repasses da Secretaria de Estado da Saúde de recursos provenientes do Programa de Implementação da Rede de Atenção Materno-Infantil do Estado de Alagoas(Promater) para as maternidades.

“Naquela época o valor devido era de R$ 2 milhões. No dia seguinte foi anunciado e comemorado um pagamento de R$ 350 mil e, posteriormente, de mais R$ 350 mil. Só que os pagamentos pararam por aí”, disse o parlamentar. “No último final de semana o que a gente imaginava e temia aconteceu. Por causa da paralisação dos médicos, que estão com mais de três salários em aberto, o Hospital Santo Antônio fechou”, lamentou o deputado Cabo Bebeto, informando que os médicos estão sem receber os meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro.

“Com a maternidade fechada, a Santa Mônica acaba recebendo toda a carga, mesmo sem ter a capacidade de atendimento. Outro problema é que o Hospital Santo Antônio é 99% SUS (Sistema Único de Saúde)”, contou Bebeto, observando que os repasses da Prefeitura de Maceió estão em dia, diferentemente do Governo do Estado, que não está pagando aos hospitais e já acumula um débito de cerca de R$ 2 milhões. De acordo com o deputado Cabo Bebeto, em Arapiraca, os hospitais Chama e Regional também estão sem receber os recursos do Estado, assim como o Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe.