Campanha Contribuinte Amigo será fortalecida em Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 02/06/2015 12h00, última modificação 09/06/2015 15h14

A campanha Contribuinte Amigo será fortalecida, a partir desta quarta-feira, 03, durante o encontro da deputada Jó Pereira (DEM) com presidentes dos 18 conselhos municipais da Criança e do Adolescente, habilitados pela Receita Federal. A reunião vai acontecer às 9 horas, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e deve contar com representantes dos conselhos de Maceió, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Cajueiro, Campo Alegre, Capela, Coruripe, Olivença, Jequiá da Praia, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos, Matriz de Camaragibe, Olho D'Água das Flores, Campestre, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Anadia e Boca da Mata.

Lançada pela parlamentar, de forma contínua, a campanha consiste em sensibilizar a população e as instituições sobre a possibilidade de doar até 3% do seu Imposto de Renda aos Fundos Sociais controlados pelos conselhos dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

O mês de abril deste ano contou com uma agenda intensa de visitas e reuniões da deputada e de sua equipe em entidades e instituições. Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, a parlamentar informou que a doação não gera qualquer custo extra para o contribuinte e pode ser feita no momento da declaração, que acontece anualmente até o dia 30 de abril.

Em sua explanação, Jó Pereira lembrou ainda a importância de todo cidadão poder acompanhar e fiscalizar a atuação desses conselhos. “Nós podemos fazer a nossa ação pela criança, transformando o seu futuro e garantindo esperança, sem ter que gastar nada, pois tudo que destinamos na declaração para esse fim será descontado no valor devido, quando tivermos imposto a pagar, ou restituído integralmente nos casos em que houver restituição. A sistemática é simples, pois está disponível no próprio programa da Receita Federal, não sendo necessário recibo ou qualquer outro documento e a operação é legal e segura”, afirmou.

A deputada esteve no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ufal, Almagis, OAB, governo do Estado por meio das secretarias de Comunicação e da Fazenda, INSS, Crea, entre outros órgãos e instituições.