Capitão de Mar e Guerra recebe Título de Cidadão Alagoano

por Comunicação/ALE publicado 12/12/2022 14h09, última modificação 12/12/2022 14h09

O carioca Capitão de Mar e Guerra, Wendell Petrocelli de Lima, que por dois anos assumiu o comando dos Portos de Alagoas, recebeu na manhã desta segunda-feira, 12, na Assembleia Legislativa Estadual, o título de Cidadão Honorário de Alagoas. Uma honraria aprovada com unanimidade pelos parlamentares da Casa Tavares Bastos, proposta pelo deputado Cabo Bebeto (PL). "O que me chamou a atenção ao conhecer sua biografia é que o Capitão Wendell Pretrocelli já tem correndo em suas veias o sangue alagoano, já que sua mãe, D. Cícera Araújo de Lima, é natural de União dos Palmares", disse o parlamentar, afirmando que isso o engrandece e traz ainda mais merecimento à presente homenagem, chamando Petrocelli de irmão conterrâneo.

Com mais de 900 dias de mar na carreira, o Capitão carioca agora é também alagoano. "Sinto-me orgulhoso, é uma realização de minha vida, já que tenho sangue alagoano", disse o capitão, lembrando de sua mãe, nascida no interior de Alagoas. Esses laços com o Estado, segundo ele, o motivaram ainda mais a fazer um bom trabalho à frente do Porto de Alagoas. "Graças a Deus, por meio do deputado Cabo Bebeto, tive essa indicação e realizo um sonho", disse o comandante Petrocelli, em agradecimento ao deputado propositor do título.

Ao falar de sua experiência de dois anos no comando do Porto de Alagoas, entre junho de 2020 e julho de 2022, considerou o período difícil, mas gratificante. "Representar a Marinha do Brasil em um Estado como Alagoas, que tem um litoral fantástico, não é fácil. Mas minha motivação pelo sangue alagoano foi muito grande", afirmou Petrocelli. "De Penedo até Maragogi, realizamos ações em todo o Estado. Isso é muito gratificante".

Ele ressaltou ainda que, quando assumiu o comando em 2020, havia não só um cenário de pandemia, como também os resquícios de manchas de óleo em estados nordestinos. "Foi um trabalho que começou de maneira difícil, mas com apoio da minha tripulação e toda sociedade alagoana, desenvolvemos inúmeros projetos", concluiu o capitão, que citou como exemplos ações cívico-sociais, de sustentabilidade, de limpeza das praias e do mar, além de doações de brinquedo e campanhas de apoio para pessoas em vulnerabilidade social, além de fiscalizações do tráfico aquaviário.

Histórico
O Comandante Petrocelli possui mais de 900 dias de mar, tendo sido condecorado com a Medalha Mérito Marinheiro (duas âncoras); a Medalha Militar (passador de prata); a Medalha Mérito Tamandaré; a Medalha de Serviço Amazônico (passador de bronze); a Medalha Mérito Anfíbio (uma âncora); a Medalha Mérito Bombeiro Militar de Alagoas; e a Medalha do Mérito Institucional “Zumbi dos Palmares”.

Tendo concluído o curso da Escola Naval no Rio de Janeiro-RJ, em 1998, o Capitão de Fragata Wendell Petrocelli de Lima foi promovido durante toda sua carreira, antes de ser indicado pelo Comandante da Marinha para assumir o cargo de Capitão dos Portos de Alagoas, em julho de 2020. Participou de diversos planejamentos militares como Encarregado da Divisão de Operações Conjuntas e Planejamento, do Comando de Operações Navais (Rio de Janeiro-RJ).

Também teve experiência de uma ano e meio na Divisão de Relações Internacionais do Estado-Maior da Armada, em Brasília-DF, entre 2016 e 2017, atuando por um ano como Oficial de Ligação da Marinha do Brasil junto ao Estado-Maior da Combined Maritime Forces-Bahrain e como Oficial de Planejamento da Combined Task Force-151 (antipirataria), também no Bahrein.

Em 28 de julho deste ano, a Capitania dos Portos de Alagoas realizou cerimônia de Passagem de Comando, com o Capitão de Mar e Guerra Wendell Petrocelli sendo substituído pelo Capitão de Fragata Luciano da Silva Teixeira.