Carimbão Júnior participa do lançamento da Campanha da Fraternidade 2016

por Comunicação/ALE publicado 23/02/2016 17h45, última modificação 23/02/2016 17h48

O deputado Carimbão Júnior (PROS) usou a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 23, pra informar que esteve, na última sexta-feira, 19, na cidade de Delmiro Gouveia, a convite do bispo da diocese de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes, para participar da abertura da Campanha da Fraternidade de 2016. “Quero aqui cumprimentar a CNBB, na pessoa dos nossos bispos, Dom Dulcênio, Dom Valério Breda e Dom Antonio Muniz, pela Campanha da Fraternidade deste ano, que traz como tema uma importante reflexão para todos nós: Casa comum, nossa responsabilidade”, disse.

Carimbão Júnior disse que o tema deste ano trata dos cuidados que as pessoas devem ter com o planeta e chama a atenção para o problema do saneamento básico no País. “Esta é uma campanha ecumênica, pois a questão do saneamento afeta não apenas os católicos, mas tinge a todas as pessoas, independente de fé ou de religião”, afirmou. Ainda em seu pronunciamento, o deputado chamou atenção para o abastecimento de água potável, para o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo adequado do lixo, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de água das chuvas. “Não seremos um país e um Estado verdadeiramente justos enquanto milhões de pessoas ainda viverem sem condições básicas de saneamento”, alertou.

Falando especificamente sobre Alagoas, Carimbão Júnior disse que o saneamento básico deve ser tratado como prioridade. “Nós precisamos fazer a nossa parte, fiscalizando, denunciando e cobrando do governo que olhe por estes mais de 80% de alagoanos que vivem sem esse direito. Devemos buscar parcerias com o governo federal, cobrar que as prefeituras façam sua parte e cobrar da Casal que desempenhe seu papel, mesmo com todas as suas limitações”, disse.

Por fim, ainda sobre a Campanha da Fraternidade, o deputado disse que se trata de um chamamento da igreja do Brasil para que todos possam, durante este tempo da quaresma, fazer um gesto concreto. “Cuidemos de nosso planeta, cuidemos da criação de Deus, ela é sagrada, como nos lembra o Papa Francisco. Nós somos a mais bela criação de Deus, mas sem as outras criações, sem natureza e sem tudo que Deus criou estaremos condenados. Nosso planeta, depois da nossa vida, é o maior presente que Deus nos deu”, concluiu o parlamentar.