Representando os ex-prefeitos de Arapiraca na sessão ordinária itinerante em comemoração ao centenário da aprovação da lei que emancipou o município, a ex-prefeita Célia Rocha agradeceu à Assembleia Legislativa pela homenagem, por iniciativa do deputado Ricardo Nezinho (MDB). “Por trazer à luz o real papel do Major Esperidião Rodrigues e mostrar à nossa gente a importância deste líder corajoso e resiliente, que levou o governador Fernandes Lima a sancionar o projeto do deputado Odilon Auto, no dia 31 de maio de 1924, elevando a condição de um simples povoado a cidade, a vibrante cidade de Arapiraca”, destacou a ex-gestora, parabenizando Nezinho por ressaltar a luta do Major Esperidião pela emancipação política de Arapiraca. Ao final do pronunciamento, Célia Rocha foi agraciada com um certificado de participação na histórica sessão plenária.
“Estou extremamente feliz por estar aqui, mais feliz ainda por representar os prefeitos que, tenho certeza, com muito empenho e muito trabalho, deram a sua importante parcela de contribuição na construção da cidade”, declarou Célia Rocha, ressaltando a dedicação de cada gestor que esteve no comando do município e que deixou sua marca para que a cidade se tornasse próspera e importante. “Esse é o momento de comemorar os resultados dos tantos desafios que tivemos de enfrentar para chegar até aqui e que, cada dia de trabalho de cada um de nós, dedicado à nossa gente, foi e é mais um tijolinho para a construção do futuro da nossa cidade”, destacou a ex-prefeita.
Ao longo do discurso, Célia Rocha fez um breve relato de sua trajetória política em Arapiraca, onde iniciou sua carreira pública como secretária Municipal de Saúde, na gestão do então prefeito Severino Leão, em 1984. “Foi a partir daí que eu pude sentir o tamanho da responsabilidade que me esperava. A implantação do SUS e a construção de uma rede de saúde foram o grande pontapé inicial de um trabalho que só cresceu, junto com a cidade”, contou. Após sua passagem na pasta da Saúde municipal, Célia Rocha exerceu os cargos de vereadora (por dois mandatos) e prefeita de Arapiraca por três mandatos (1997 a 2000, 2001/2004 e 2013 a 2016). “É muito pertinente citar também que esses 100 anos não foram construídos apenas pelos prefeitos, mas, sobretudo, pelo nosso povo aguerrido, lutador, trabalhador, que de sol a sol contribuiu e contribui para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou a ex-prefeita.
Ao encerrar o pronunciamento, ela destacou as ações que vêm sendo implementadas pelo atual prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que, de acordo com Célia Rocha, vem demonstrando ao longo dos seus mandatos uma contribuição cada vez maior para o crescimento e o desenvolvimento social e econômico da cidade.