Cinco empreendedoras são as primeiras agraciadas com a Comenda Vera Arruda
Cinco empreendedoras foram honradas na manhã desta quinta-feira, 14, ao serem as primeiras a receber a Comenda Vera Arruda, criada pela deputada Gabi Gonçalves (PP), por meio de resolução aprovada com unanimidade pelos deputados do Parlamento alagoano. "Eu gostaria de lembrar a cada um que Alagoas é abençoada não só com as belezas naturais, mas também é marcada pela força e pela resistência de sua gente", iniciou a parlamentar, reforçando que o momento é de "reconhecer e celebrar as mulheres empreendedoras, que com dedicação incansável têm deixado uma marca indelével em nossa sociedade".
As homenageadas com a Comenda Vera Arruda são as empresárias Vanessa de Holanda, Simone Bert, Neide França, Natália Costa e Vanessa Monteiro. "Elas são um exemplo vivo de como a resiliência pode abrir caminhos e criar um impacto na coletividade. Seus empreendimentos não apenas geram empregos e impulsionam a economia, mas servem também como fonte de inspiração para todos nós, mostrando que é possível alcançar o sucesso por meio do trabalho árduo e da dedicação", prosseguiu a deputada, informando que 33% dos negócios alagoanos são comandados, fundados ou pensados por mulheres. E que em todo o Brasil são mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios.
"Dona Neide é responsável pela melhor feijoada do Estado, mesmo conciliando a vida de dona de casa e mãe de dois filhos. Simone Bert batalhou e venceu ao trazer pela primeira vez no Brasil a culinária peruana, e ainda colocou vários toques nordestinos. Vanessa Lins é fundadora do Grupo Mamãe Empreende, que tem o intuito de promover os trabalhos das profissionais por meio de divulgação midiática, feiras e podcasts. Natalia Costa é conhecida pela sua identidade alegre, para cima, carregada de personalidade da marca Claire, com estampas exclusivas e DNA único. E Vanessa Monteiro, que após o curso de Direito deixou o lado empreendedor florescer e criou o seu inigualável biquíni de franjas, encantando a todos e dando pontapé inicial na jornada empreendedora com Fox Brasil", resumiu a deputada sobre as homenageadas..
Homenageadas
Maria Veraneide de França do Santos é conhecida pelo seu empreendimento Dona Neide Comedoria. "Sinto-me muito orgulhosa, porque fui reconhecida pela Gabi", disse ela, natural de Rio Largo. "Há mais de 30 anos comecei do zero, enfrentando desafios para chegar onde estou", resasltou Dona Neide, feliz com a homenagem. "Não foi fácil, o processo é longo, mas eu consegui. Hoje eu me sinto orgulhosa em ter o restaurante com meu nome, considerado um dos melhores da parte alta, além do Neide Restaurante e Pizzaria da Neide. Meu nome está lá", reforçou Dona Neide, orgulhosa com a atenção recebida.
Natália Costa é uma estilista que conquistou o Brasil e o mundo com suas criações, que levam o nome da marca Claire. "É uma honra estar aqui. O trabalho que a Gabi tem feito é sensacional e acho importantíssimo o empreendedorismo feminino, porque impulsiona as mulheres do Estado a cada vez mais empreenderem, correrem atrás dos seus sonhos e não ter medo de fazer acontecer", lembrou Costa, que afirmou ter Vera Arruda como uma referência não só como estilista, mas como empreendedora feminina. "Empreender de um modo geral, seja homem ou mulher, independente da área, é uma luta diária, então acho que a gente tem de querer muito, tem de saber aonde quer chegar e, primeiro de tudo, nunca desistir", encerrou a homenageada.
Vanessa Lins é a empresária criadora do Grupo Mamãe Empreende, que auxilia com cursos e meios para que mães donas de casa consigam empreender. "Tenho muita gratidão a Gabi por essa oportunidade, de mostrar visibilidade para as empreendedoras do nosso Estado e também por ser uma das primeiras a poder receber essa comenda Vera Arruda", declarou. "Estou nessa trajetória há mais de de 15 anos, desde 2009. Em 2016 criamos a comunidade Mamãe Empreende", explicou ela sobre e grupo que tem como principal objetivo trabalhar o desenvolvimento econômico, gerando oportunidade de trabalho para as mulheres. "A cada dia a gente encontra novas mães e mulheres que precisam se fortalecer juntinho com a gente; estamos cuidando não só do empreendedorismo delas, mas também da família e da educação dos filhos", encerrou Vanessa Lins.
Simone Bert, há 27 anos foi responsável por trazer a culinária peruana ao Brasil, com seu Restaurante Wanchako. "Foi um desafio muito grande, porque ninguém sabia praticamente o que era a culinária peruana, mas a gente sempre recebeu carinho dos alagoanos, em um trabalho cada dia mais dedicado", disse Bert, orgulhosa com o momento. Essa comenda pra mim é de grande importância, porque é o merecimento e o reconhecimento do trabalho que a gente faz com tanto carinho e amor", prosseguiu a homenageada. "É muito importante receber essa homenagem, pois é difícil hoje você ser reconhecida. Vou levar isso para a minha vida, com muito carinho", concluiu Simone Bert.
Por fim, Vanessa Monteiro é conhecida por sua trajetória no empreendedorismo, que começou de forma despretensiosa e inevitável, com hoje a conceituada marca Fox Brasil. "Eu estou muito feliz, me sentindo muito lisonjeada com esse reconhecimento, que é de suma importância para quem está batalhando", disse a empresária, esperado que essa iniciativa abra portas para outras 'Vanessas' enxergarem que elas são capazes de chegar a lugares nunca imaginado. "Foi um trabalho árduo. Estou há 11 anos no mercado alagoano, com nossa produção sendo 100% local. É uma luta diária, mas trabalhar com o que se gosta acaba fazendo o seu coração pulsar mais forte", encerrou Monteiro. Com responsabilidade e comprometimento, uma hora chega, e agora pra mim chegou. Fico muito feliz, muito agradecida!"
Vera Arruda
A Comendas Vera Arruda é uma condecoração criada pela deputada Gabi Gonçalves com o objetivo de homenagear mulheres alagoanas que se destacam no setor do empreendedorismo. Vera Arruda nasceu em 9 de julho de 1966. Seu trabalho conquistou a moda brasileira e até hoje é lembrado por ter impactado o cenário fashion. Em meados dos anos 1990, Vera levou muita cor e exuberância para os guarda-roupas femininos, quando geralmente as grandes marcas seguiam o que era tendência no mercado internacional, reproduzindo o minimalismo, padrões geométricos e a androginia nas peças.
Suas criações apresentavam belíssimos trabalhos de patchwork – mesclando a delicadeza da seda com a simplicidade e cores da chita –, bordados, pedrarias, flores e crochê, explorando a rica estética do Brasil. Vera Arruda faleceu precocemente, aos 38 anos.