Comissão de Segurança Pública recebe comandante da PM e debate melhorias para a corporação
Os membros da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública se reuniram, após a sessão ordinária desta quarta-feira, 29, com o comandante do Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio. Na pauta, os avanços e os desafios em relação à política de segurança pública estadual e melhorias nas condições de trabalho para os policiais militares. Participaram da reunião, o presidente da comissão, deputado Cabo Bebeto (PSL), e os deputados Francisco Tenório (PMN), Ângela Garrote (PP) e Dudu Ronalsa (PSDB).
Durante a reunião, os deputados questionaram assuntos como a escala de serviço, o armamento, a deficiências viaturas, os coletes balísticos, as instalações prediais, a deficiência no curso de formação do soldado, o policiamento nos jogos e o novo regulamento disciplinar. Foi sugerida a disponibilização de veículos altos e com tração 4x4 para as unidades do interior, a blindagem das viaturas operacionais, a renovação do arsenal da PM e a formação de uma comissão para discutir a readequação dos uniformes operacionais.
Segundo Cabo Bebeto, os assuntos debatidos buscam otimizar o trabalho da tropa. “A pauta foi bastante extensa e incluiu a discussão sobre a readequação da carga horária do policial militar, locação de automóveis específicos para a atividade, blindagem e adaptação de viaturas, aquisição de novos armamentos e a necessidade de uma nova estrutura para o Quartel Geral da PM”, destacou o deputado, elogiando a postura do coronel Marcos Sampaio a frente da Polícia Militar.
O deputado Francisco Tenório destacou que as instituições policiais são as primeiras barreiras preventiva e a última contenção repressiva na garantia dos direitos fundamentais. “Nada mais justo do que zelar pelo direito daqueles que põem suas vidas em risco para garantir os direitos de todos. É preciso um compromisso do Poder Executivo em relação às medidas apresentadas, uma vez que as situações apresentadas em relação aos temas têm impacto na sociedade em geral”, afirmou.