Consulesa da França ministra palestra sobre igualdade racial

por Comunicação/ALE publicado 23/11/2015 16h10, última modificação 23/11/2015 16h07

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 23, uma palestra com o objetivo discutir as políticas públicas voltadas para a raça negra no Brasil. Como palestrante, o Legislativo trouxe a consulesa da França, Alexandra Loras, que abordou o tema “Os desafios dos negros no Brasil”. A palestra é parte das comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Os trabalhos foram conduzidos pelo deputado Francisco Tenório (PMN).

Durante a exposição, Loras observou que, apesar de representar 57% da população brasileira, falta uma maior representatividade de negros em cargos de lideranças. “O brasileiro não se considera racista e, talvez não seja tão racista, mas o sistema brasileiro é o mais racista do mundo. Essa é minha oitava expatriação e nunca vi um racismo tão estrutural em uma sociedade que também promove a igualdade”, observou a consulesa. “Quando você estuda a profundidade da história brasileira percebe que não houve restauração, não houve reparação. Houve a abolição da escravidão, mas o povo negro continuou marginalizado e pobre, sem condições para se levantar e entrar no debate do poder econômico”, argumentou Alexandra.

Em sua explanação, a consulesa informou que anualmente morrem 54 mil negros no Brasil. “São 156 pessoas mortas por dia no Brasil. É mais do que o aconteceu lá na França, mas ninguém fala disso aqui. Então precisamos debater sobre isso”, lamentou Alexandra Loras.

O evento contou com a participação da subsecretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Rita Mendonça e da presidente do Conselho Estadual de Políticas para a Igualdade racial, Valdice Gomes.

Sessão especial
A sessão especial para debater “Os Caminhos das Políticas Negras, em Alagoas”, de iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros (PT), em parceria com o Instituto Raízes de África, que deveria ter ocorrido nesta segunda-feira, 23, foi transferida para o dia 21 de março de 2016. Na oportunidade, a consulesa da França, Alexandra Loras será agraciada com a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares.