Covid-19: Léo Loureiro volta a cobrar protocolo de atendimento para pessoas com deficiência

por Comunicação/ALE publicado 28/04/2020 13h30, última modificação 28/04/2020 13h30

O deputado Léo Loureiro (PP) voltou a cobrar dos órgãos de controle sanitário e de saúde do Estado um protocolo que atenda às pessoas com deficiência durante a pandemia de coronavírus (Covid-19). "Até hoje não vi nenhum protocolo, nenhuma normatização no atendimento para pessoa com deficiência, que esteja com suspeita ou com a confirmação da Covid-19", observou o parlamentar durante a sessão ordinária desta terça-feira, 28.

Loureiro lembrou que sua preocupação vem desde o início da crise sanitária em Alagoas, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência na busca de atendimento médico, especialmente agora, sem a normalidade do acesso a saúde. "Imaginem uma pessoa com deficiência, em uma família extremamente pobre, numa pandemia dessas que estamos vivendo? Cabe-nos alertar. Precisamos entender qual o protocolo que a pessoa com deficiência vai ter em casos de confirmação ou de suspeita de Covid-19", pontuou o deputado.

O parlamentar questionou como serão colocados em confinamento ou em observação, dentro de um hospital, os portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), sabendo-se das dificuldades de relacionamento que têm. "Até agora não nos foi mostrado nenhum trabalho, não se reuniram as instituições, não foi realizada qualquer publicidade ou nota explicativa para familiares de pessoas com deficiência", disse Loureiro, destacando que, enquanto militante da causa, é seu dever alertar ao poder público, sobretudo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para que tomem as providências. "É importante que façamos reunião com a Sesau, para entender qual o protocolo e o que a pasta está fazendo para ajudar as pessoas com deficiência", afirmou o deputado.