Davi Davino destaca regularização na distribuição de colírios para o tratamento do glaucoma

por Comunicação/ALE publicado 11/04/2019 17h49, última modificação 11/04/2019 17h49

Em pronunciamento durante a sessão desta quinta-feira, 11, o deputado Davi Davino Filho (PP), informou que, após a realização de uma sessão especial que debateu o Programa de Combate ao Glaucoma no Estado, os ministérios públicos Federal e Estadual, o Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió chegaram a um consenso sobre o atendimento aos pacientes e o tratamento do glaucoma foi retomado em Alagoas. Na ocasião, o deputado também destacou o trabalho do líder da bancada federal de Alagoas, deputado Marx Beltrão (PSD), que junto ao Ministério da Saúde buscou informações sobre os repasses financeiros para o Estado.

Davino disse que esteve na Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex) para averiguar como estava funcionando a distribuição dos colírios para o tratamento do glaucoma. “Fiquei feliz em ver que os pacientes estão conseguindo pegar o colírio e estão voltando ao tratamento. Essa é uma das nossas principais atribuições: fiscalizar o Governo. Assim buscamos contribuir para que as ações sociais possam realmente chegar aos que mais precisam”, destacou.

O deputado ainda fez um apelo ao governador Renan Filho e ao secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, para que se realizem mutirões com o objetivo de aumentar o atendimento na Farmex. “A farmácia tinha uma capacidade para atender 35 mil pessoas por mês e agora está atendendo 55 mil pessoas. Seus funcionários estão sobrecarregados e estão fazendo o que podem para atender a população, que em sua grande maioria são idosos”, disse.

Em aparte, o deputado Bruno Toledo (PROS) destacou o trabalho social desenvolvido pela família do deputado Davi Davino e disse que o glaucoma é a patologia que mais deixa a pessoas cegas no mundo. Também em aparte, o deputado Léo Loureiro (PP) pediu que a Farmex continue aumentando o atendimentoe parabenizou a Secretaria Estadual de Saúde por regularizar a situação. A deputada Jó Pereira (MDB) parabenizou o deputado Davi Davino por ser o autor da audiência pública que debateu o problema e que ajudou a resolver a situação na distribuição de colírios. O deputado Davi Maia (DEM) disse que o paciente com glaucoma podem também contar com a secretaria de Saúde de Maceió.