Davi Davino Filho volta a cobrar mais eficiência na distribuição de colírios para tratamento do glaucoma

por Comunicação/ALE publicado 07/05/2019 17h45, última modificação 07/05/2019 18h10

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 7, o deputado Davi Davino Filho (PP) voltou a cobrar mais eficiência por parte da Farmex (Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Alagoas) na distribuição de colírios para o glaucoma. De acordo com o parlamentar, a Secretaria de Estado da Saúde deve adotar medidas urgentes e concretas para solucionar o problema e não comprometer o Programa do Glaucoma. Davi Davino sugeriu a descentralização da Farmex para solucionar a questão.

Atualmente, segundo Davino, cerca de 20 mil pessoas dependem dos serviços da Farmex, no entanto, apenas 150 consultas são liberadas diariamente. “Fazendo uma conta rápida, a Farmex funciona 20 dias por mês, vezes 150 consultas, isso vai resultar em apenas três mil consultas por mês. Então como vai atender os 17 mil restantes?”, questionou Davino Filho. “Ou seja, o Programa do Glaucoma está acabando. Era uma programa que vinha há mais de 10 anos dando certo, as pessoas que estavam ali fazendo seu tratamento, evitando gerar um problema mais sério, como a cegueira. Mas o que hoje a gente vê na imprensa são reclamações diárias”, declarou o parlamentar.

Em aparte, a deputada Jó Pereira (MDB) se solidarizou com o pronunciamento do colega de plenário. “O programa já foi um dos mais eficientes no Brasil, e ele precisa voltar para que as pessoas não corram o risco um dos mais importantes sentidos que é a visão”, avalia a parlamentar.

Jó Pereira disse ainda que, além de regularizar a entrega dos medicamentos do Programa do Glaucoma, a Farmex precisa ser mais humanizada. Ela lembrou que as mães e crianças vítimas do zika vírus também estão com o tratamento comprometido devido a falta de medicamentos. "Essas crianças estão tendo que passar por um serviço extremamente burocrático, demorado e, além de tudo, financeiramente muito caro para ter acesso aos medicamentos necessários para o controle das conseqüências do zika vírus”, contou Jó Pereira.

Dia do Oftalmologista
Durante o pronunciamento, Davi Davino destacou o Dia Estadual do Oftalmologista, celebrado hoje. A data comemorativa foi criada através de um projeto de lei de sua iniciativa, na legislatura passada.