Davi Maia critica ação de censura do STF contra sites de notícia

por Comunicação/ALE publicado 16/04/2019 17h43, última modificação 16/04/2019 17h43

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira, 16, o deputado Davi Maia (DEM) criticou a decisão do ministro do Suprem Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinando a retirada imediata de matérias veiculadas pela revista eletrônica “Crusoé” e pelo site “O Antagonista”, que citavam o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. Além disso, Moraes mandou bloquear as redes sociais de pelo menos sete suspeitos de atacar o STF. Davi Maia considerou as determinações como um ato de censura. “Um ato claro de censura à imprensa livre. A reportagem deu origem a um documento que consta nos autos do processo referente a operação Lava Jato”, informou o parlamentar.

Davi Maia classificou o caso como "gravíssimo", pelo fato de estar sendo estabelecido aos meios de comunicação uma espécie de censura prévia. “Normalmente, quando vemos casos desses sendo julgados, a matéria original continua no ar até os fatos terem sido apurados, esclarecidos. E, caso haja decisão contrária, ao meio que a publicou incorre em indenização e demais efeitos decorrente da condenação”, destacou Maia, informando que já fora vítima de fake news, tendo procurado a Justiça para a devida retração do meio de comunicação.

“Não pedi que o jornal ou site retirassem a matéria do ar. Como se isso não ,o ministro Alexandre de Moraes estipulou multa diária de R$ 100 mil e mandou a Polícia Federal ouvir os responsáveis pelo site e pela revista”, criticou Davi Maia, acrescentando que não se deve criminalizar imprensa para não incorrer no risco de uma ditadura judiciária.