Davi Maia destaca sanção da lei que estabelece o piso nacional da Enfermagem
Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quarta-feira, 10, o deputado Davi Maia (União Brasil) destacou a sanção do projeto de lei nº 2564/2020, pelo Governo Federal, que estabelece o piso salarial nacional da Enfermagem. “Pela primeira vez, a classe da enfermagem, os técnicos, auxiliares e parteiros começam a ser respeitados neste País. As falas elogiosas que todos os políticos faziam aos enfermeiros atuantes na frente de batalha contra a Covid-19 agora vai para a prática”, destacou Davi Maia, ressaltando que o Parlamento alagoano foi pioneiro em aprovar o piso estadual da Enfermagem. “Enquanto nós, aqui em Alagoas, já aprovamos o piso para 30 horas, o piso nacional não estabeleceu a carga horária e se faz necessária uma nova luta dos políticos que respeitam a Enfermagem”, observou o parlamentar, que é o autor da lei que assegura o piso salarial da Enfermagem no Estado.
Na sequência, ele ressalta que neste momento a classe política que defende esses profissionais da saúde precisa estar unida. “A Enfermagem precisa de defesa na cobrança de seus direitos. Nós precisamos ir às portas dos hospitais privados, filantrópicos e públicos fiscalizar o respeito à lei”, disse Maia, acrescentando que a Confederação Nacional dos Hospitais já entrou na Justiça pedindo uma Ação de Inconstitucionalidade (ADI) contra o projeto de lei 2564/2020. “Nós não iremos aceitar isso calados, temos que estar unidos em respeito à Enfermagem alagoana”, declarou o deputado
De acordo com a legislação aprovada, a remuneração mínima de enfermeiros, nacionalmente, deverá ser fixada em R$ 4.750,00, 70% deste valor para técnicos e 50%, para auxiliares e parteiras.