Delegado Leonam reforça defesa da causa animal e cobra apuração de eutanásia em cão sadio

por Comunicação/ALE publicado 28/02/2023 18h16, última modificação 28/02/2023 18h16

O deputado Delegado Leonam (União Brasil) fez o seu primeiro discurso na Assembleia Legislativa de Alagoas, na tarde desta terça-feira, 28. O parlamentar agradeceu a Deus e a seus familiares pela conquista de uma vaga no Parlamento. "Meu pai, Manoel Santana, foi deputado nesta Casa e minha mãe, Tereza Angélica Pinheiro Rodrigues, trabalhou aqui desde os 18 anos, até se aposentar", disse o parlamentar, lembrando que ele, desde cedo, frequentou a Casa de Tavares Bastos.

"Meu objetivo é levar o que há de melhor para os alagoanos. Para os quase 40 mil que votaram em mim, farei como prometi: a defesa das causas animais", destacou o deputado, garantindo leis e projetos para os animais.

O parlamentar relatou o caso do cachorro Apollo, animal aparentemente sadio que foi sacrificado na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Maceió. O cão era da raça Weimaraner, tinha fugido de casa e estava sendo procurado pelo tutor, mas, antes, foi achado na rua e levado à UVZ, onde ocorreu a eutanásia. "Vamos agir pela punição e responsabilização administrativa, penal e civil de todos os envolvidos na eutanásia de Apollo", frisou o Delegado Leonam, cobrando procedimentos para apurar o caso.

Leonam agradeceu ainda ao deputado Lelo Maia pela indicação de que todo animal encaminhado à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) seja cadastrado. "Que esse cadastro seja público, para que, quem perdeu seu, animal possa achá-lo no site e nas redes sociais da Prefeitura", ressaltou o deputado, afirmando que a ação pode ainda resultar em adoções.

Mais necessitados

"Também vou me dedicar aos mais necessitados, que carecem de ações efetivas do Estado", acrescentou Leonam, citando iniciativas para idosos, autistas e pessoas que precisam de melhor transporte público e mais acesso á Saúde.

Em aparte, Lelo Maia (União Brasil) parabenizou o colega de partido.