Delegados Gustavo Xavier e Igor Diego recebem o título de Cidadão Alagoano

por Comunicação/ALE publicado 24/05/2024 12h15, última modificação 24/05/2024 14h40

Por iniciativa do deputado Delegado Leonam (União Brasil), a Assembleia Legislativa homenageou nesta sexta-feira, 24, os delegados da Polícia Civil Gustavo Xavier do Nascimento e Igor Diego Vilela Costa, ambos naturais de Pernambuco, com o título de Cidadão Honorário de Alagoas, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. Leonam disse que é um dia de extrema importância para o Parlamento alagoano e um ato de justiça e de profundo reconhecimento para com duas pessoas que têm trabalhado e ajudado na segurança pública de Alagoas. “Os homenageados merecem esse reconhecimento. Eles estão há 10 anos no serviço público, na área de segurança pública em nosso Estado. Precisamos valorizar esses profissionais, afinal de contas, são eles que abdicam e fazem renúncias pessoais para enfrentar a criminalidade, muitas vezes sem saber se retornarão para suas casas e famílias”, ressaltou o deputado.

Gustavo Xavier

O delegado Gustavo Xavier recebe o título por meio da lei nº 9.048/2023. De acordo com o deputado Leonam, o atual delegado-geral da Polícia Civil tem como uma de suas características estar sempre à frente das grandes operações policiais. “Ele tem dado sua imprescindível contribuição no combate à criminalidade. Sem dúvidas, o título de Cidadão Honorário é mais que merecido, por se tratar de um nome de respeito e de credibilidade no comando da Polícia Civil alagoana. Além disso, tem a admiração de delegados, agentes e escrivães, os quais não medem esforços para combater a marginalidade”, assegurou Leonam.

Gustavo Xavier agradeceu aos colegas de segurança pública, ao Parlamento pela honraria recebida e, em especial, ao deputado Leonam, dizendo-se bastante emocionado pelo reconhecimento de seu trabalho. “É um dia especial por estar me tornando oficialmente um integrante dessa terra maravilhosa, e isso tem um significado muito grande para mim. Esse reconhecimento acontece sem nenhum interesse pessoal ou profissional, mas por defender a sociedade alagoana. Isso fortalece demais minha relação com o povo alagoano e com este Estado”, afirmou o delegado Gustavo Xavier.

Igor Diego

O delegado Igor Diego recebe o título por meio da lei nº 9.253/2024. O deputado Leonam também enfatizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo delegado, que atualmente é lotado como coordenador da Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). “Ele tem relevantes serviços prestados à segurança pública de Alagoas e tem sido um dos destaques da Polícia Civil alagoana dos últimos anos, deixando sua marca registrada no combate à criminalidade. Foi assim quando esteve à frente das delegacias de São José da Lage, Ibateguara, Branquinha, Atalaia, Arapiraca, Murici, Rio Largo, bem como nos vários plantões na delegacia de União dos Palmares”, afirmou Leonam.

Igor Diego agradeceu a todos que fazem parte da segurança pública, ao deputado Leonam e a Assembleia Legislativa pela honraria e afirmou que continuará exercendo seu mister implacavelmente no combate aos diversos atos criminosos em Alagoas. “É uma alegria muito grande receber esse título e me tornar oficialmente Cidadão Alagoano. Passei por diversos municípios e sempre fui muito bem recebido pela população. Minha vida tem sido de dedicação ao meu trabalho e na defesa da segurança pública estadual. Hoje é um dos dias mais felizes de minha vida! Com este título, aumenta ainda mais minha responsabilidade na luta contra a criminalidade”, concluiu o delegado Igor Diego.

Estiveram presentes na sessão os deputados Francisco Tenório (PP), Cabo Bebeto (PL), Lelo Maia (União Brasil) e o ex-deputado Manoel Santana. Além deles, compareceram à sessão o secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; o secretário de Governo Vitor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas; o coronel Gustavo Buriti, representando o comandante do Corpo de Bombeiros Militar; o coronel Sérgio Verçosa; o presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol), delegado Antônio Carlos Lessa; delegados e agentes da Polícia Civil; policiais militares; familiares e amigos dos homenageados.