Deputada destaca passagem do centenário do ex-deputado Rubens Canuto

por Comunicação/ALE publicado 09/04/2019 18h19, última modificação 09/04/2019 18h19

A deputada Fátima Canuto (PRTB) usou a tribuna da Casa nesta terça-feira, 9, para homenagear seu pai, o ex-deputado Rubens Canuto, e destacar as comemorações alusivas ao centenário de nascimento do ex-parlamentar. Rubens Canuto ganhou sua primeira eleição em 1958, no ano seguinte foi conduzido à presidência do Poder Legislativo e reeleito, consecutivamente, para mais dois mandatos.

Fátima Canuto lembrou que seu pai nasceu em Mata Grande, Sertão do Estado, mas se mudou, com seus pais e irmãos, para estudar em Maceió. “Daqui, partiu em busca de um sonho. Estudar Odontologia na capital federal, no Estado da Guanabara. Não resistiu a saudade de sua terra natal e voltou para Alagoas. Em Maceió, montou um moderno consultório de odontologia e,em seguida, com outros odontólogos, fundou a Faculdade de Odontologia de Alagoas”, narrou Fátima Canuto, acrescentando que nesse período casou-se com Dilma Moreira com quem teve 6 filhos.

“Mas meu pai sempre teve uma paixão pela política, queria ir além e lutar pelas pessoas que mais precisavam. A aproximação com o sogro, um empresário que seguia a corrente populista no panorama político alagoano, despertou no meu pai ainda mais o interesse”, contou a deputada, destacando que aos poucos Rubens Canuto foi abandonando suas atividades como dentista, passando a dedicar-se à política e assumindo a direção da usina Terra Nova, no Pilar.

De acordo com a deputada, na década de 50, com a política passando por transformações em Alagoas, Rubens Canuto foi construindo sua história, mantendo diálogo com todas as áreas, sabendo conduzir situações que mudaram os rumos políticos do Estado. “Determinado, destemido, conciliador, conquistou três mandatos de deputado estadual, foi líder da minoria, líder da oposição e presidente desta Casa”, disse. “Dentro da Assembleia, meu pai foi um homem firme e sempre aberto ao diálogo. Ele sempre buscou ouvir os alagoanos e colegas deputados que dividiam esta Casa com ele”, afirmou Fátima Canuto, demonstrando orgulho em ocupar um espaço que já foi ocupada por seu pai. “Isso só me deixa agradecida, sobretudo a Deus, por me conceder essa benção e esse privilégio”, conclui a parlamentar.