Deputados alagoanos se engajam no debate dos problemas socioeconômicos do Nordeste

por Comunicação/ALE publicado 01/04/2015 17h00, última modificação 22/04/2015 17h03

Uma comitiva de deputados estaduais de Pernambuco e da Paraíba, estiveram reunidos, nesta quarta-feira, 01, no Palácio República dos Palmares, com o governador Renan Filho e com os deputados Ronaldo Medeiros (PT), Isnaldo Bulhões (PDT), Francisco Tenório (PMN), Galba Novaes (PRB) e Dudu Hollanda (PSD). Na pauta, a apresentação dos principais pontos do Fórum União pelo Nordeste, que tem como finalidade definir uma agenda comum para o desenvolvimento do semiárido e enfrentamento da seca no nordeste brasileiro.

O governador Renan Filho destacou a iniciativa e falou da importância do desenvolvimento dos Estados do Nordeste. “Temos que integrar a pauta e buscar a união para defender os interesses comuns. A vinda dos deputados estaduais, preocupados em planejar um formato para que a região possa gerar oportunidades, é uma inciativa de muita valia”, disse o governador.

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Isnaldo Bulhões, conclamou todos a se unirem na busca de soluções para os problemas enfrentados pelos nordestinos. “Temos que destacar a iniciativa do Movimento União pelo Nordeste no intuito de integrar e mobilizar os Poderes Legislativos estaduais nordestinos em torno desta discussão. Todos juntos levaremos para o Governo Federal alternativas concretas e lúcidas para que possamos contribuir diretamente para a solução dos problemas que atingem nossa região”, afirmou o deputado.

Já o deputado Francisco Tenório, deu destaque às ações de preservação do rio São Francisco. “Vejo como muito importante a promoção deste debate sobre os nossos problemas socioeconômicos e que atingem nossas áreas mais carentes. Aproveitei a reunião para defender, primeiramente, a preservação das nascentes do nosso rio São Francisco para que, a partir daí, possamos colocar em prática grandes projetos de desenvolvimento do Nordeste”, destacou o parlamentar.

O deputado Miguel Coelho (PSB/PE), um dos idealizadores do Fórum União pelo Nordeste, destacou o apoio dos deputados alagoanos e do governador Renan Filho. “A ideia inicial é saber de cada Estado as suas prioridades para o Semiárido. Em julho vamos realizar um grande fórum em Recife, onde iremos elaborar um documento e levar para a presidenta Dilma, cobrando dela um olhar diferenciado para nossa região, que é tão sofrida e que precisa de mais investimentos e de um planejamento estratégico”, disse o deputado pernambucano.

O Movimento União pelo Nordeste foi criado pela bancada pernambucana e tem caráter suprapartidário. A ideia inicial é visitar todos os Estado nordestinos para que, em junho, em Recife, possa acontecer o primeiro fórum de debate com representação de todos os Estados do Nordeste. Em seguida, está programada uma marcha reunindo lideranças políticas de toda região à Brasília para reivindicar novos investimentos.

Também estiveram presentes à reunião, os deputados Claudiano Filho (PSDB/PE), Joaquim Lira (PSD/PE), Rodrigo Novaes (PSD/PE) e Bruno Cunha Lima (PSDB/PB), além do secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos.