Deputados apresentam balanço das ações do governo no combate à pandemia

por Comunicação/ALE publicado 19/05/2020 14h50, última modificação 19/05/2020 14h50

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Silvio Camelo (PV), usou o microfone do plenário nesta terça-feira, 19, para fazer um balanço das ações do Executivo no combate à Covid-19 (coronavírus) nos últimos 15 dias, e pediu união de todos para que se possa salvar o maior número de vidas possível. “São ações recentes que reforçam o trabalho desenvolvido pelo Estado no combate à pandemia. Estamos enfrentando o vírus com coragem e de cabeça erguida, sempre com ações pensadas e planejadas, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde ”, disse.

O deputado lembrou que no dia 2 de maio o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) dobrou, mais uma vez, a marca de exames realizados, passando para 200 diagnósticos por dia. Nesta mesma data, segundo o deputado, a Secretaria estadual de Saúde (Sesau) publicava o edital de chamamento público emergencial para contratação de 100 enfermeiros e 200 técnicos de enfermagem para o Hospital Metropolitano de Maceió. “No dia 4 de maio, o Governo começou a entrega do terceiro lote de cestas básicas para a população carente de nosso Estado. Ao todo, moradores de 91 municípios de Alagoas foram contemplados com o benefício”, afirmou.

Ainda em seu pronunciamento, Silvio Camelo disse que no dia 5 de maio a Sesau ampliou o protocolo de atendimento das vítimas de Covid-19, iniciando a realização preventiva de exame de tomografia de paciente atendidos pelas UPAs e nos Centros de Triagem de Maceió. “Tudo feito pelo SUS e priorizando sempre os grupos de risco. A previsão é que somente neste mês de maio sejam feitas 100 tomografias por dia para diagnóstico mais rápido do coronavírus. No dia 6 de maio o governador anunciou a construção de mais duas UPAs em Maceió para atender pacientes com Covid-19”, destacou.

O deputado informou ainda que o Governo do Estado irá construir um Centro de Atenção e Cuidados para atender moradores em situação de rua na cidade de Maceió. “Ainda no dia 6 de maio, a Sesau anunciava o chamamento público para a contratação de 300 novos profissionais de Saúde para trabalharem na linha de frente no combate ao coronavírus em Alagoas. No outro dia, o Hospital Geral do Estado (HGE) implantou um protocolo específico para testagem rápida , a fim de diagnosticar a Covid-19 nos profissionais de Saúde. A medida vale para os servidores afastados por síndrome gripal e tem como intenção mapear com maior celeridade os diagnosticados com este vírus”, disse.

Transparência
Ainda em seu pronunciamento, o deputado disse que no Portal de Transparência do Estado passou a disponibilizar as prestações de todos os recursos aplicados no combate à pandemia. Já a partir do dia 7 de maio, a população alagoana começou a ter acesso aos dados atualizados da situação da Covid-19 por bairros nas cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. O líder do Governo também destacou que no dia 8 a Sesau iniciou, junto com a Prefeitura de Maceió, um monitoramento das pessoas que vivem em asilos, com objetivo de proteger os idosos. Esta ação também foi feita, segundo o deputado, em várias cidades do interior do Estado. No dia 12, Silvio Camelo disse que Alagoas adquiriu mais de 50 respiradores, por meio do consórcio Nordeste.

A implantação de um transporte exclusivo para os profissionais de enfermagem, que trabalham nas unidades de saúde estaduais, também foi destacada por Silvio Camelo. “No dia 15 foi inaugurado o Hospital Metropolitano de Maceió, com 800 profissionais de saúde. São 160 leitos, sendo 30 de UTIs. No dia 18 começou a funcionar a Central de Triagem no Benedito Bentes”, informou.

Por fim, o deputado disse que essas ações foram feitas nos últimos 15 dias, exclusivamente para o enfrentamento do coronavírus. “Não são meras palavras. São ações concretas, voltadas para um só objetivo, o de salvar vidas, preservando a saúde das pessoas até que se descubra uma vacina eficaz para o vírus. São ações planejadas pelo Governo do Estado na luta contra a Covid-19, além da recomendação para o isolamento social”, concluiu Silvio Camelo.

Em aparte, o deputado Francisco Tenório (PMN) defendeu as ações implantadas pelo Governo do Estado e pela Secretaria estadual de Saúde no combate ao coronavírus. Na ocasião, o parlamentar citou também algumas ações governamentais. “O governador Renan Filho e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, estão dedicando 100% de suas capacidades de trabalho no combate a este vírus”, disse. Francisco Tenório também aproveitou o momento e pediu maior atenção por parte do Governo do Estado aos profissionais que trabalham no Samu. “Eles estão na linha de frente no combate à Covid-19. Estão isolados de suas famílias e só recebem um salário de R$ 1.200. É preciso que o Estado reveja a situação salarial destas pessoas”, disse.