Deputados avaliam de forma positiva a participação alagoana no encontro dos Legislativos

por Comunicação/ALE publicado 03/06/2016 13h32, última modificação 03/06/2016 13h32

Ao final da XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que aconteceu na cidade de Aracaju, os deputados alagoanos fizeram uma avaliação positiva do evento, destacando a importância da Unale e dos debates que foram travados nos três dias de palestras e reuniões.A con ferência contou com a presença de três ministros: Augusto Nardes (ministro do TCU), Joaquim Barbosa (ministro emérito do STF) e Dias Toffoli (ministro do STF). Os convidados debaterm temas como a Governança Pública, Desenvolvimento e Segurança Jurídica e o Empreendedorismo em Tempos de Manifestações e Crise. O encontro teve como objetivo formular uma visão atual sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), destacou o alto nível das palestras e que os deputados puderam ter uma avaliação geral dos problemas nacionais de uma forma bem mais ampla. O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Isnaldo Bulhões (PMDB), falou da importância dos deputados participarem destes debates e avaliou a conferência como bastante positiva.

O deputado Francisco Tenório (PMN) disse que essas conferências são muito importantes porque trazem uma maior integração entre os legislativos estaduais e permitem que os deputados de vários Estados possam debaterem os problemas de cada ente federado. Inácio Loiola (PSB) e Jairzinho Lira (PMDB) enfatizaram que, além da integração, a conferência da Unale permite que os deputados possam ter conhecimento dos problemas existentes no País e que neste sentido fica mais fácil resolver as questões apresentadas.

O representante da Assembleia Legislativa de Alagoas na Unale, deputado Gilvan Barros Filho (PSDB), elogiou o alto nível dos palestrantes e classificou a conferência como um sucesso total, já que permitiu que os deputados pudesse ter acesso a temas que estão norteando as discussões no Brasil. Neste sentido, o deputado Tarcizo Freire (PP) disse que esses congressos são importantes para que os parlamentares possam buscar juntos soluções para que se tenha um País mais próspero. Os deputados Davi Davino (PMDB) e Bruno Toledo (PROS) destacou que temas como economia e política foram bastantes debatidos e que a bancada de Alagoas teve a oportunidade de se inteirar, através de grandes palestrantes, o que acontece em todo o Brasil.

Eleição
No último dia da conferência a Unale elegeu, para um mandato de um ano, a deputada Ana Cunha (PSDB/PA) como presidente da entidade. Ela substitui o atual presidente Sandro Locutor (PROS/ES). A nova presidente apresentou seus projetos para o futuro da entidade e agradeceu ao Estado de Sergipe pela receptividade, além da perspectiva de, como mulher, exercer um cargo tão importante para os deputados. “Neste ano de mandato temos várias prioridades, entre elas, continuar a descentralização da entidade, valorizando todas as comissões da Unale, permitindo que todos os deputados sejam valorizados e que a luta pela PEC 47, que trata da divisão das responsabilidades da União com as Assembleias Legislativas sobre questões como: direitos processuais, assistência social, trânsito, transporte, licitação e contratação, direitos agrários e outros”, disse.

O deputado Sando Locutor, que está deixando a presidência, também agradeceu as autoridades sergipanas e a todos os deputados que compareceram a conferência destacando a luta dos deputados estaduais de todos Brasil em defesa de seus Estados. “Importante a prioridade e valorização de nossas regiões que possuem características muito diferentes mas que lutam por um só ideal: o melhor para seus Estados e para o País”, afirmou.