Deputados cobram ampliação do quadro de servidores e da estrutura da Polícia Científica

por Comunicação/ALE publicado 27/02/2024 18h46, última modificação 27/02/2024 18h46

A estrutura de trabalho e a deficiência de pessoal da Policia Científica do Esatdo foram tema de pronuciamentos na sessão desta terça-feira, 27, dos deputados Delegado Leonam (União Brasil) e Cabo Bebeto (PL). O primeiro a abordar o assunto foi Leonam, que lamentou a situação do órgão, executor de um papel importante na elucidação de crimes. “Hoje temos um quadro que conta com 180 efetivos apenas, quadro que, em termos de Brasil, é um dos menores”, disse.

O deputado falou também que é importante aparelhar o quadro da perícia e contratar mais servidores. “Um exemplo dessa falta de efetivo é que há poucas semanas, em um dos cruzamentos da avenida deputado José Lages, em Maceió, um motociclista se acidentou e ficou por 7 horas aguardando o Instituto Médico Legal (IML). Vale ressaltar que isso não é culpa dos servidores, mas sim do Governo do Estado, que tem em suas mãos a oportunidade de incrementar os quadros e aparelhar a Polícia Cientifica de Alagoas”, destacou.

O deputado ainda citou um concurso público já realizado e com o curso de formação concluído. “Vale ressaltar que mesmo estes aprovados sendo convocados ainda não são suficientes, é preciso ainda convocar o quadro de reserva técnica, que está a inteira disposição para trabalhar”, concluiu Leonam.

Já o deputado Cabo Bebeto lembrou que já passou da hora de expandir o serviço da Perícia Oficial. “Tenho aqui um documento do Palácio do Governo, datado de 2021, onde a Assembleia Legislativa encaminhou uma indicação do então deputado Paulo Dantas, hoje governador, que pede a construção de um IML na cidade de Delmiro Gouveia, para atender ao sertão alagoano”, afirmou.

Bebeto disse também que a mesma indicação já foi feita pelos deputados Remi Calheiros (MDB), Silvio Camelo (PV), Fátima Canuto (MDB), Ângela Garrote (PP), Flávia Cavalcante (MDB) e Inácio Loiola (MDB). “Esta Casa já conhece a demanda, bem como o próprio governador. Não sei porque o Estado reluta em construir esse IML. Faço aqui mais um apelo para o Governo construir esse tão sonhado equipamento em Delmiro Gouveia”, concluiu.