Deputados debatem ampliação do número de leitos destinados aos pacientes da Covid-19

por Comunicação/ALE publicado 31/03/2020 12h53, última modificação 31/03/2020 12h53

A notícia de que o governador Renan Calheiros irá antecipar a inauguração do Hospital Metropolitano, para o próximo dia 15 de maio, como forma de garantir mais leitos para os possíveis pacientes acometidos pela Covid-19, foi elogiada pelo deputado Francisco Tenório (PMN), durante a sessão ordinária virtual desta terça-feira, 31. "Também gostaria de agradecer ao governador por ter atendido a nossa sugestão, começando a preparar hospitais de campanha em ginásios de esportes e no Centro de Convenções", enalteceu Tenório.

Na sequência, o deputado solicitou que fossem divulgados os hospitais já autorizados a receber os suspeitos de contágio com o coronavírus. "Para que não haja correria a qualquer unidade. Como se trata de um vírus com alto poder de contaminação, que fossem determinadas as unidades hospitalares para as pessoas em casos suspeitos", solicitou Francisco Tenório, sugerindo ainda que todos os hospitais da rede privada, que estão se colocando à disposição nesse processo, sejam aceitos.

No entanto, o deputado Léo Loureiro (PP), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, disse que, apesar de concordar com a preocupação do colega no que diz respeito à centralização no atendimento exclusivo aos casos suspeitos do coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a rede hospitalar têm discutido a questão, esbarrando em alguns entraves para formalizar esse processo. "Temos que dar direito e condições ao consumidor de ser atendido pelo convênio", informou Loureiro, reforçando que o Executivo vem buscando alternativas e que, apesar dos empecilhos, não tem dúvidas de que o bom senso prevalecerá.

"O governador Renan Filho e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, estão fazendo a ampliação de forma emergencial e bem acertada da rede de hospitais de UTI e baixa complexidade, justamente para poder dar tempo, caso venha a ocorrer uma explosão de casos da Covid-19", observou Léo Loureiro, ressaltando que Alagoas tem se destacado na questão da infraestrutura hospitalar.