Critérios para escolha de municípios contemplados com construção de creches entram em debate
O deputado Davi Maia (DEM) acusou o Governo do Estado de perseguir e discriminar prefeituras que não são de sua base partidária, na escolha de municípios que serão contemplados com a construção de creches por meio do programa Mais Creches CRIA. Além disso, de acordo com Maia, o governador Renan Filho estaria antecipando a campanha eleitoral de 2022 ao percorrer os municípios “fazendo promessas de fim de Governo”. “Dando ordens de serviço de obras que ele provavelmente não vai entregar, como foi o caso do Hospital de Palmeira dos Índios”, acusou o parlamentar, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19.
Maia aponta como base para sua denúncia o fato de ontem, durante a solenidade no Palácio República dos Palmares, o Governo receber 16 prefeitos para anunciar a construção das creches, sendo 13 do MDB, partido político de Renan Filho. “No mínimo existe aí uma desproporcionalidade. É outra situação que estamos levando ao Ministério Público”, observou o parlamentar, acrescentando há perseguição aos municípios. “O Governo está escolhendo as cidades pela filiação partidária dos seus prefeitos”, acusou Davi Maia, apontando ainda que a cidade não governada por um aliado ou por um partidário do governador não tem direito de receber uma creche, Unidade Básica de Saúde ou quaisquer outros investimentos.
Na sequência, o líder do Governo na Casa, deputado Silvio Camelo (PV), rebateu dizendo que as acusações de Davi Maia não procedem e que Renan Filho governa independente de cores partidárias ou de apoios políticos. “É só ver o que acontece em Maceió. A Prefeitura da capital ainda não enviou ofício ao Governo do Estado colocando uma área à disposição para a construção de creche”, exemplificou Camelo. “Municípios cujos prefeitos não são filiados ao MDB também têm recebido investimentos do Governo ”, rebateu o governista, se comprometendo em buscar informações de quais os municípios que enviaram ofícios e os que já foram contemplados com o programa Mais Creches CRIA. “Quando o governador vai numa cidade para assinar uma ordem de serviço, já está com dinheiro em conta para completar a obra”, assegurou Camelo.
A deputada Jó Pereira (MDB) também se posicionou sobre o tema, dizendo que a preocupação do deputado Davi Maia é legítima, principalmente no que diz respeito à manutenção das creches. “A minha preocupação não é prejudicar os prefeitos que não são do partido do Governo. A minha preocupação é prejudicar as crianças que precisam do espaço. O critério de distribuição desses espaços de educação precisa ser o de atender, principalmente, os territórios de maior vulnerabilidade, a exemplo de Maceió”, declarou Jó Pereira, destacando a necessidade de diálogo entre o prefeito de Maceió e o governador do Estado.