Deputados debatem Segurança Pública e destacam investimentos no setor

por Comunicação/ALE publicado 19/02/2025 19h09, última modificação 19/02/2025 19h09

O pronunciamento do deputado Silvio Camelo (PV), parabenizando o Governo pela realização de concurso público para delegado, suscitou um debate sobre Segurança Pública em plenário. "Foram empossados 50 novos delegados na semana passada, o que representa um marco para a Segurança Pública no Estado, assim como a quantidade de CISPs entregues à população, os novos armamentos adquiridos e o trabalho realizado pela Secretaria de Segurança Pública, que tem ganhado destaque em todo o País", elencou o líder.

Reconhecendo que o trabalho de segurança é contínuo e que Alagoas ainda possui focos de violência, Camelo lembra que os índices de crimes violentos estão diminuindo. "Quem diz isso não sou eu, nem nenhum deputado, mas a cúpula da Secretaria de Segurança Pública. Profissionais sérios e capacitados, que nunca assinariam um relatório que não fosse verdadeiro", prosseguiu o parlamentar, reforçando a tese de que os dados da SSP não são fabricados nem utilizados politicamente. "Parabenizo a Secretaria de Segurança do Estado de Alagoas, que está fazendo um grande trabalho, e o governador Paulo Dantas pelos 50 novos delegados concursados", finalizou Camelo, lembrando que, diferente do Rio de Janeiro, em Alagoas não se perdeu o controle da segurança e que a polícia alagoana age com capacidade e rapidez na solução de crimes e na proteção da população.

O deputado Delegado Leonam (União Brasil) parabenizou os 50 novos delegados empossados, desejando-lhes sorte e sucesso na nova missão. "Sou delegado de polícia há mais de 10 anos e sei como se deve combater a criminalidade e as facções criminosas em nosso Estado", afirmou Leonam, ressaltando que o caminho certo é o investimento em estruturas para as polícias Militar e Civil, com a aquisição de novas viaturas, realização de concursos públicos, ampliação do policiamento ostensivo e investigativo, além da promoção justa dos profissionais.

O deputado Ronaldo Medeiros (PT), no entanto, foi além e defendeu sua tese de que as melhorias nos índices de segurança vão além da realização de concursos públicos para as polícias. "Além de mais policiamento e bases CISPs, é também importante construir mais creches e investir em políticas sociais, dando oportunidades aos mais pobres e oferecendo melhor educação", afirmou o petista, lembrando que políticas de investimento focadas exclusivamente em policiamento não deram certo no Rio de Janeiro.

Por outro lado, o deputado Cabo Bebeto (PP) reforçou que é preciso apoiar a polícia alagoana. "A nossa polícia é boa, nossa polícia é firme. O Estado tem que investir? Tem. Tem que incentivar? Mas deve-se apoiar ainda mais", disse ele, afirmando ser necessário reduzir os empecilhos para a atuação dos policiais.

Por fim, Alexandre Ayres (MDB) defendeu a imparcialidade nos discursos sobre a área de segurança, também afirmando que hoje a Secretaria de Segurança, por meio de seu trabalho de monitoramento, tem condições de impedir crimes como um sequestro relâmpago. "Um vídeomonitoramento feito aqui em Maceió permitiu que, em menos de três minutos, a vítima fosse resgatada. Isso é um trabalho, um investimento que requer custo, e o Governo do Estado tem se dedicado a isso", elogiou ele. "Precisamos investir em educação e preparar melhor os nossos cidadãos para que possamos combater a criminalidade, juntamente com mais investimento nas polícias Civil e Militar", encerrou Ayres.