Deputados destacam inovações e transparência implementadas com novo Portal
O lançamento do novo Portal de Informações da Assembleia Legislativa repercutiu positivamente entre os parlamentares que participaram do evento nesta terça-feira, 28. Para eles, a ferramenta significa um avanço no sentido de prestar um melhor serviço à sociedade alagoana, além de ser um canal de interação entre o Poder Legislativo e a população de um modo geral. O vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PT), disse que o lançamento do Portal é mais um passo importante que a Mesa Diretora dá no cumprimento das metas assumidas durante a posse da atual gestão. Ele observou ainda que, durante o processo de construção do site, os parlamentares tiveram a oportunidade de contribuir e apresentar sugestões.
“É mais um avanço da Casa de Tavares Bastos. O Portal está implantado e disponível para que a população possa ter acesso às informações desejadas. Não só acompanhar a atuação do deputado, mas mostrar à sociedade qual a função do deputado estadual”, declarou a deputada Jó Pereira (DEM), destacando que, entre outras coisas, o site vai dar oportunidade à sociedade deter acesso à legislação vigente no Estado de Alagoas.
O 1° secretário da Assembleia Legislativa, deputado Isnaldo Bulhões (PDT), disse que o lançamento do novo Portal de Informações aproxima, cada vez mais, o Poder Legislativo da sociedade. “O site foi feito de forma didática, para não causar conflito. Esse é um momento que a Assembleia Legislativa se coloca à disposição da sociedade e se enquadra à Lei de Acesso a Informação. Temos a consciência de que qualquer tipo de informação deve ser fornecida à população”, disse.
O deputado Carimbão Junior (PROS) vê a iniciativa da Mesa Diretora de forma positiva, tendo em vista que, agora, a sociedade que tanto cobrava transparência do Poder Legislativo, vai ter a oportunidade de acompanhar o processo Legislativo. “Vejo como um grande avanço. Um avanço para mim, que estou no primeiro mandato, para a sociedade e para aquele que quer saber quem realmente trabalha”, disse.
Já o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) é de opinião que o novo Portal tem pontos positivos e negativos. “Avalio que nesta nova legislatura teremos a oportunidade de acompanhar o processo físico, que hoje foi digitalizado. Assim fica mais fácil acompanhar sua tramitação. A sociedade vai poder acessar os projetos de leis que estão sendo apresentados, o que é um avanço significativo”, declarou o parlamentar, ressalvando que o Portal poderia ter tido um maior avanço no que diz respeito, especificamente, à questão da transparência na aplicação dos recursos da Casa.