Deputados destacam trabalho de conciliação realizado pelo presidente do TJ

por Comunicação/ALE publicado 29/08/2019 18h03, última modificação 29/08/2019 18h03

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Sílvio Camelo (PV), usou a tribuna na sessão desta quinta-feira, 29, para fazer uma referência ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tutmés Airan, que recebeu na tarde de ontem, representantes do Sindicato dos Taxistas de Alagoas e evitou um grande protesto na ruas de Maceió. O deputado disse ainda que Tutmés Airan continuará mantendo diálogo na busca de uma solução para a questão, conversando com representantes da Câmara de Vereadores, das empresas de ônibus e da Prefeitura de Maceió.

Camelo ressaltou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vem incentivando aos magistrados praticarem o ato da mediação e da arbitragem, principalmente nos conflitos sociais. “Tutmés, que sempre foi um advogado voltado para as causas sociais, vem praticando à frente do Tribunal de Justiça exatamente o que prega o CNJ. Fica aqui os meus parabéns e meu respeito ao desembargador que é um homem honrado”, destacou.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PDT) disse que Tutmés Airan tem conduzido de forma bastante eficiente o Tribunal de Justiça de Alagoas. “Ele é um pacificador, dotado de conhecimento do povo alagoano e das causas sociais. Conduz o Poder Judiciário com competência e determinação”, afirmou.

O deputado Léo Loureiro (PP), também em aparte, também fez elogios ao trabalho desenvolvido pelo presidente do TJ. “Tutmés vem trabalhando com uma grande sensibilidade na área social. Ele recebeu representantes da OAB que tratam de assuntos ligados às pessoas com deficiência”, afirmou.

Despromoção
O deputado Francisco Tenório (PMN) aproveitou o momento e fez um apelo ao presidente Tutmés Airan no sentido de rever o ato de despromoção dos militares alagoanos. “Isso tem causado um problema muito sério na corporação, sem contar que cerca de 60% destes militares já estão na inatividade. O desembargador vem fazendo um bom trabalho e pode aproveitar sua capacidade aglutinadora para conversar com o Governo do Estado e resolver também este problema”, disse.

Também em aparte, o deputado Cabo Bebeto (PSL) reconheceu o trabalho desenvolvido pelo presidente do TJ e disse que recentemente teve o prazer de conhecê-lo pessoalmente numa conversa bastante franca. “Quero também pedir para que ele possa rever a questão da despromoção dos militares que atinge cerca de 1500 profissionais, alguns deles, inclusive, já falam em suicídio”, lamentou.