Deputados elogiam veto do governador ao projeto do "Passe Livre"

por Comunicação/ALE publicado 25/03/2015 18h35, última modificação 22/04/2015 16h32

O veto total do Poder Executivo ao projeto de lei que institui o "Passe Livre" foi amplamente debatido durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 25, na Assembleia Legislativa. O assunto foi abordado pelo deputado Rodrigo Cunha (PSDB). Ele elogiou a postura adotada pelo Governo e considerou a atitude como um ato de coragem. “Foi uma postura necessária e que serve de lição para todos nós. Essa situação serve para refletirmos sobre a importância de uma oposição responsável”, declarou o deputado.

Cunha lembrou que, na época da votação do projeto, se posicionou contrário à matéria, destacando a necessidade de se ouvir as partes envolvidas no processo. “Não podemos permitir a análise de projetos feitas de forma emergencial. Precisamos analisar as propostas e contribuir para o bem do Estado”, observou o parlamentar.

Em aparte, o líder do governo Ronaldo Medeiros (PT) contou que, no dia da aprovação da lei, levou o projeto ao Executivo, informando que a Assembleia Legislativa solcitava que, antes de sanção da lei, fossem ouvidos todos os segmentos da sociedade envolvidos na questão. “O pior erro seria o Governo não ouvir. Ele atendeu ao pedido desta Casa e vai continuar estudando uma forma de melhorar o transporte escolar”, argumentou o governista.

Também em aparte, o deputado Francisco Tenório (PMN) se associou ao pronunciamento de Rodrigo Cunha e fez considerações sobre o problema do Passe Livre e da municipalização do transporte escolar. “Ambos são carentes de uma rápida solução. Mas de forma pensada, discutida e planejada. Não da forma açodada como foi tomada pelo governo do Estado”, avaliou o parlamentar.

Outro que se posicionou sobre o tema foi o deputado Galba Novaes (PRB). Ele observou que, apesar da polêmica em torno da matéria, a questão do transporte escolar é diferente da que envolve o Passe Livre. “O projeto apresentado pelo senador Renan Calheiros (PMDB) dá ao estudante o passe livre para onde ele for. O transporte escolar é aquele que pega e leva o estudante da escola para casa”, observou Novaes.

A deputada Jó Pereira (DEM), ainda em aparte, destacou a importância da atitude do Governo do Estado em voltar atrás e vetar o projeto do Passe Livre. “O projeto foi vetado, mas não de forma definitiva. Esse ato revela o comprometimento que o Governo tem em fazer o que é correto para a sociedade, mesmo que para isso tenha de voltar atrás”, ressaltou a democrata.

Seguindo na mesma linha de raciocínio, o deputado Antonio Albuquerque (PRTB) classificou a atitude do governador Renan Filho como um ato de grandeza. “Sem dúvida um ato de muita grandeza, de espírito público e de muita responsabilidade, quando vetou a própria lei que encaminhou a essa Casa, depois analisando os efeitos causados. É um homem capaz de recuar de suas intenções, quando se fica provado que o interesse público não está preservado”, opinou Albuquerque.