Deputados parabenizam novo presidente do STJ, ministro Humberto Martins

por Comunicação/ALE publicado 26/08/2020 13h34, última modificação 26/08/2020 13h34

A posse do ministro Humberto Martins na presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi destaque no plenário da Assembleia Legislativa durante a plenária desta quarta-feira, 26. O tema foi abordado inicialmente pelo deputado Silvio Camelo (PV), que da tribuna se congratulou com o magistrado alagoano. Camelo fez um breve relato sobre a carreira jurídica do ministro, que amanhã passa a ser o 19º presidente do STJ, e falou de sua amizade pessoal com Martins. “Particularmente, tive uma convivência com o ministro Humberto Martins, quando de sua passagem pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL)”, contou o parlamentar, lembrando que, ainda recém-formado no curso de Direito, ingressou na OAB e se engajou na campanha de Humberto Martins à presidência entidade.

“Lá (na OAB) aprendi a admirar o trabalho do Dr. Humberto Martins e posso dizer que é um homem incansável, trabalhador, que começa o seu dia de trabalho ao raiar do dia e vai até altas horas da noite, incansavelmente, em qualquer função que esteja desempenhando”, elogiou Silvio Camelo, ressaltando a amizade entre os dois e desejando uma profícua atuação à frente do STJ. “Com certeza será um grande presidente e representará o Estado de Alagoas com sua competência, dinamismo e trabalho”, destacou Camelo.

Em apartes, os deputados Inácio Loiola (PDT), Galba Novaes (MDB), Davi Maia (DEM), Marcelo Beltrão (MDB), Antonio Albuquerque (PTB) e Francisco Tenório (PMN) se associaram ao pronunciamento de Camelo, reforçando os elogios sobre as qualidades e competências do ministro Humberto Martins. “Um dos mais ilustres alagoanos e brasileiro do qual me orgulho de privar de sua amizade. Um grande jurista. É exatamente um orgulho para todos nós, alagoanos. Que continue sendo esse grande instrumento para Alagoas, para o Nordeste e para o Brasil”, declarou Inácio Loiola, desejando sucesso no novo cargo.

Na sequência, Galba Novaes também falou do orgulho de ter um alagoano representando o Estado no STJ. “Representando muito bem, não só em termos pessoais como pela sua capacidade jurídica, e tem mostrado isso em todo o Brasil”, disse. Já o deputado Davi Maia destacou a importância da posse do ministro de Humberto Martins na presidência do STJ para o Estado de Alagoas. Maia contou que essa importância reverbera no município de Quebrangulo, onde Martins chegou a residir por um tempo, quando o pai dele, o procurador de Justiça José Martins Filho (falecido), assumiu a comarca da cidade. “Dr. Humberto estudou na escola Desembargador Tenório, lá no município de Quebrangulo, passou sua adolescência, onde até hoje tem raízes fortes e muitos quebrangulenses se sentem honrados com a presença do ministro assumindo a presidência do STJ”, disse.

O deputado Marcelo Beltrão parabenizou o ministro Humberto Martins pela ascensão ao cargo de presidente do STJ. “Com certeza honrará Alagoas, assumindo essa cadeira tão importante para o funcionamento jurídico do nosso País”, disse, destacando o vasto currículo do magistrado, que entre outras funções atuou como advogado, assumiu os cargos de promotor de Justiça, procurador do Estado de Alagoas, conselheiro da Advocacia-Geral do Estado, membro do Conselho Administrativo da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Água de Alagoas e professor da Universidade Federal de Alagoas. Em 2002, ingressou na magistratura, através do quinto constitucional, ao ser nomeado como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado pelo governador Ronaldo Lessa, em vaga destinada a advogado. Em 2006, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça. Atualmente, estava exercendo o cargo de corregedor nacional de Justiça.


Ainda em aparte, o deputado Antonio Albuquerque classificou Humberto Martins como “um homem de saber jurídico indiscutível”. “Com um currículo muito conhecido e elogiado em Alagoas e no Brasil. Não tenho qualquer dúvida que irá desincumbir a presidência do STJ com maestria”, afirmou Albuquerque, no que foi seguido pelo deputado Francisco Tenório. “E quem ganha com isso é a Justiça alagoana, porque demonstra que temos grandes nomes para presidir o STJ”, observou Tenório.