Deputados prestam homenagens ao Dia do Soldado

por Comunicação/ALE publicado 25/08/2020 14h40, última modificação 25/08/2020 14h50

O Dia do Soldado, comemorado neste 25 de agosto, foi destaque nos pronunciamentos dos deputados Cabo Bebeto (PTC) e Silvio Camelo (PV) durante a sessão ordinária desta terça-feira. Reportando-se aos soldados alagoanos como “guerreiros”, Bebeto, que é oriundo das fileiras da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), parabenizou a todos pela data representativa – guardas municipais, bombeiros, policiais penais, Forças Armadas, policiais civis e militares –, e disse que sua única tristeza ao assumir o cargo de parlamentar é não poder mais “tirar serviço” na PM/AL.

"No Dia do Soldado sempre falamos em coragem, força, mas é necessário lembrar também a figura humana que cada guerreiro representa”, destacou Bebeto, lendo, em seguida, trecho da letra da música “Um homem também chora (Guerreiro Menino)” para expressar sua homenagem aos policiais do Estado.

Já o deputado Silvio Camelo, que costuma realizar uma sessão especial em homenagem à categoria, lamentou não poder promover o evento devido à pandemia do novo coronavírus. Diante disso, resolveu apresentar uma Moção de Aplauso aos soldados alagoanos pelos relevantes serviços prestados ao Estado e à Nação. Prosseguindo com o pronunciamento, Camelo fez um breve histórico sobre a data, que homenageia o nascimento - em 25 de agosto de 1803, no Rio de Janeiro - de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. De acordo com a história brasileira, Caxias ficou conhecido como “o Pacificador” e “Duque de Ferro”, após sufocar diversas rebeliões contra o Império.

“Neste sentido, apresento moção que se justifica pela ação do soldado brasileiro, compreendendo a defesa de sua pátria, não somente em ocasião de guerras, conflitos civis ou externos, mas também para fins do dia a dia, promovendo a paz interna e a segurança para os cidadãos”, justificou Silvio Camelo, solicitando à Mesa Diretora da Casa que, em sendo aprovado o requerimento, seja enviado um ofício da Casa ao comando do Exército Brasileiro, ao comando do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, à Capitania dos Portos, ao comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Alagoas, ao comando da PM/AL, ao comando do Corpo de Bombeiros de Alagoas e à Associação dos Ex-Combatentes e Amigos do Museu da 2ª Guerra e outras entidades representativas do setor.

Em aparte, a deputada Jó Pereira (MDB) também parabenizou os soldados pela passagem da data e pediu para subscrever o requerimento de moção de aplauso. “Gostaria de me referir ao Dia do Soldado parabenizando a todos os homens e mulheres que, seja nas Forças Armadas ou nas forças de segurança pública dos Municípios, Estados e da União se dedicam, diariamente, em manter a sociedade em segurança”, disse a parlamentar.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.