Deputados repercutem visita do presidente Temer a Alagoas para lançamento de programa de combate à seca

por Comunicação/ALE publicado 27/12/2016 16h40, última modificação 27/12/2016 18h27

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas destacou a importância para Alagoas e, em especial, para o povo sertanejo, do convênio assinado, nesta quarta-feira, 27, pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo governador Renan Filho, que prevê a instalação de cisternas que irão ajudar no combate à seca. “Vivemos uma das piores secas de nossa história e este convênio garante recursos para concluir obras bastante importantes para o sertão alagoano. A vinda do presidente Michel Temer ao nosso Estado nos traz a esperança e a expectativa de dias melhores para Alagoas e nossa gente”, afirmou.

O convênio direciona R$ 60 milhões para construção de cisternas no Semiárido alagoano, garantindo a instalação de 500 cisternas nas escolas do Agreste e Sertão. Outras 2.670 cisternas de primeira água também fazem parte do convênio. Ao todo, o Governo Federal antecipa repasse de R$ 230 milhões para obras hídricas no Nordeste. Serão beneficiados, além de Alagoas, os estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba. Durante o evento, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou que o trecho IV do Canal do Sertão Alagoano já está bastante acelerado e o termo de compromisso para a execução do trecho V está praticamente pronto para ser assinado.

O deputado Inácio Loiola (PSB), oriundo da região sertaneja, disse que o Nordeste vive atualmente a mais inclemente seca dos últimos 100 anos. “O maior problema que o Nordeste passa hoje é a degradação e o enfraquecimento das águas do Rio São Francisco e a seca destes últimos anos, que continua a fazer vítimas, está afetando diretamente a nossa maior reserva hídrica”, lamentou.

O evento aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, Maceió e contou com as presenças dos deputados Tarcizo Freire (PP), Jó Pereira (PMDB), Galba Novaes (PMDB) e Gilvan Barros Filho (PSDB), de ministros, de deputados federais, do senador Benedito de Lira, de prefeitos, de vereadores, de secretários, entre outras autoridades, além de diversas comunidades do sertão de Alagoas.