Dia do Exército é celebrado no plenário do Poder Legislativo

por Comunicação/ALE publicado 17/04/2023 17h04, última modificação 17/04/2023 17h04

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 17, uma sessão solene em comemoração ao Dia do Exército, que será celebrado na próxima quarta-feira, 19 de abril. A solenidade, que marca os 375 anos da Força Militar aconteceu no plenário da Casa e atendeu o requerimento apresentado pelo deputados Cabo Bebeto (PL) e Silvio Camelo (PV). A sessão teve início com a execução do hino nacional pela banda do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado.

Cabo Bebeto destacou que o Dia do Exército é a data representativa de uma força e um braço forte do Brasil. “O Exército Brasileiro tem a missão de defender o território e a soberania brasileira, garantir a manutenção da lei e da ordem e e ajudar a população em casos de calamidade. Importante também ressaltar a participação do Exército na política brasileira desde a Proclamação da República, em 1889, já que os dois primeiros presidentes vieram de suas fileiras”, afirmou.

O parlamentar lembrou ainda que o 59° Batalhão de Infantaria Motorizado Hermes da Fonseca completou, no último dia 28 de fevereiro, 184 anos de existência. “Nas últimas décadas, a participação do Batalhão vem sendo essencial em programas emergenciais, no desenvolvimento de projetos de integração social e cultural e cumpre também a nobre e dignificante tarefa de formar Oficiais da Reserva da Arma de Infantaria”. Por fim, o autor da sessão disse que está feliz em, como integrante da Polícia Militar de Alagoas, poder se sentir parte da Força Armada.

O deputado Delegado Leonam (União Brasil) disse que o papel do Exército Brasileiro assegura nossa democracia e a nossa independência. O parlamentar também enfatizou que o Exército sempre esteve presente nos momentos importantes do País. “Quero parabenizar a todos que fazem o Exército. Sinto orgulho de também fazer parte na luta pela segurança pública, por isso eu sei o valor imenso desses guerreiros”, afirmou.

O comandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Adelmo de Sousa Carvalho Filho, agradeceu o reconhecimento e falou em nome da instituição. “Essa sessão, além de prestar uma justa homenagem ao nosso Exército, é também a clara demonstração da integração de nosso batalhão com a sociedade alagoana. O Exército completa 375 anos alicerçado em valores e tradições que foram iniciadas na Batalha dos Guararapes, cujos feitos marcaram a Genesis do Exército Brasileiro”, disse.

O militar afirmou ainda que essa batalha fez nascer o sentimento da soberania nacional. “Ao longo destes quase quatro séculos, o Exército de Caxias esteve sempre voltado para sua missão nascida em Guararapes, confirmada na independência, exaltada nas lutas internas e externas, e manifestadas nas constituições da República. Quero abrir um parêntese para citar alguns heróis alagoanos que fizeram parte desta história: marechal Hermes da Fonseca – que é o patrono de nosso batalhão, marechal Deodoro da Fonseca e marechal Floriano Peixoto”.

Ao final da sessão, a banda do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado ainda tocou o Hino de Alagoas e o Hino do Exército. Compareceram a sessão, o deputado André Silva (União Brasil); o secretário estadual de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva; o coordenador do Tigre, policial civil Antônio Carlos Lins Vasco; o comandante do Bope, major Henrique Jatobá; o representando da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Leoparde; o representante da Capitania dos Portos, guarda marítimo Giovanni Capitulino; o representando do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Francisco Leopardi; além de militares que compõem o 59° Batalhão.