Doutor Wanderley apresenta resultados de um ano de funcionamento do Hospital do Coração Alagoano

por Comunicação/ALE publicado 06/09/2023 18h19, última modificação 06/09/2023 18h19

Em discurso durante a sessão plenária desta quarta-feira, 6, o deputado Doutor Wanderley (MDB) apresentou o relatório de atendimentos realizados no Hospital do Coração Alagoano Dr. Adib Jatene neste primeiro ano de seu funcionamento. “Esse hospital já é um alento às doenças cardiovasculares, as que mais matam no mundo inteiro. Foi uma obra que começou com o ex-governador Renan Filho e concluiu-se com o governador Paulo Dantas”, observou o parlamentar, informando que de acordo com o relatório nesse ano de atividade foram realizadas 480 cirurgias cardíacas na unidade hospitalar.

“Para se ter uma dimensão disso, esse fato coloca o nosso hospital entre os 30 mais eficientes do País. Quando inaugurei a unidade de cirurgia cardíaca na Santa Casa, levamos 10 anos para chegar nesse patamar”, comemorou Wanderley. “Foram 190 cirurgias grandes, onde temos que parar o coração, fazer os reparos e depois colocar esse coração para voltar a bater; 238 implantações de marcapassos; 340 cateterismos cardíacos; angioplastias, entre outros procedimentos”, continuou o deputado, ressaltando que o Hospital do Coração é uma obra do Governo de Alagoas que contou com o apoio do Parlamento alagoano. “E que mostra o compromisso do Governo em defesa da vida das pessoas. O Hospital do Coração lançou um projeto ambicioso: atender todos os infartados que chegarem à rede pública, às UPAs (Unidades de Pronto Atendimentos), aos hospitais regionais, com telemedicina, onde o paciente recebe o resultado de infarto em 10 minutos e a orientação de como tratar”, pontuou Doutor Wanderley.

O parlamentar, que é um dos médicos mais conceituados na área cardíaca em Alagoas, explicou que quando um infarto é atendido em menos de duas horas, em um hospital que tem uma estrutura com recursos desse porte, a chance do paciente vir a óbito é muito pequena. “Fica abaixo de 4%. Quando não acontece isso, a taxa de mortalidade chega a 20%. E quando essas pessoas sobrevivem, elas ficam com o coração mutilado”, explicou Wanderley, informando que Alagoas é o primeiro Estado do País que monta um atendimento para o público do Sistema Único de Saúde (SUS). “Ontem o secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, juntamente com o diretor do Hospital do Coração, Otoni Verissimo, estiveram reunidos com a ministra da Saúde Nísia Trindade, para que ela pudesse replicar esse projeto em outros Estados”, contou o deputado, dizendo-se muito feliz em ter um projeto de sua iniciativa sendo viabilizado com sucesso.

O deputado Henrique Chicão (Republicanos) e a deputada Flávia Cavalcante (MDB) contribuíram com o pronunciamento do colega de plenário. Chicão agradeceu por todo o empenho que Wanderley tem dispensado à saúde dos alagoanos. “A Saúde de Alagoas deve muito ao senhor. Parabéns por todo empenho e dedicação ao nosso povo!”, declarou o parlamentar. Na sequência, a deputada Flávia Cavalcante reforçou a fala de seu antecessor. “Quero lhe parabenizar, Doutor Wanderley, pelo profissional que vossa excelência é e pelo deputado atuante também, ajudando a Saúde. Ficamos felizes em poder contribuir, nesta Casa, ajudando a salvar vidas por meio dos projetos que o governador Paulo Dantas vem implantando no Estado”, concluiu.