Doutor Wanderley celebra primeiro transplante cardíaco no Hospital do Coração Alagoano

por Comunicação/ALE publicado 22/10/2024 19h09, última modificação 22/10/2024 19h09

O deputado Doutor Wanderley (MDB) celebrou, ao final da sessão ordinária desta terça-feira, 22, a realização do primeiro transplante de coração nessa nova fase do Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene. "Além do primeiro transplante de coração, foram realizados mais dois transplantes de rins. É um fato auspicioso, porque introduz esse tipo de procedimento na rede pública, fazendo com que a rede privada seja estimulada também a competir", disse ele, afirmando que esse momento beneficia todos os alagoanos.

O parlamentar creditou ao governador Paulo Dantas e ao secretário de Saúde Gustavo Pontes de Miranda a execução do projeto. "Agradeço também ao deputado Alexandre Ayres (MDB) que, quando secretário, foi quem começou esse hospital", resssaltou Doutor Wanderley.

"O Hospital do Coração foi concluído já na primeira gestão do Paulo Dantas e dezenas de pessoas fizeram com que se tornasse realidade essa cirurgia de alta complexidade", elencou o parlamentar, agradecendo de início a família do doador. "Sem esse gesto generoso, a gente não tinha transplante", destacou o deputado, também cardiologista, que elogiou a Central de Transplante pela logística, assim como todos os assistentes sociais, psicólogos, profissionais de enfermagem, da anestesia e cirurgiões. "O paciente já se encontra muito bem clinicamente, aguardando completar 15 dias para fazer a primeira biópsia, ver se tem algum vestígio de rejeição e então se dirigir para sua casa".

"Eu queria agradecer a todos os deputados que aprovaram esse Fundo Estadual de Cardiologia, porque isso vai permitir que o hospital possa se tornar uma referência de verdade em todo ordenamento do atendimento cardiológico do Estado", concluiu ele, lembrando ainda que os cirurgiões que realizaram o transplante foram treinados por ele. Doutor Wanderley realizou o primeiro transplante de coração no Nordeste, em 1989, e seu paciente foi o que viveu por mais tempo com um coração doado no Brasil.

Citado pelo colega, o deputado Alexandre Ayres corroborou com as palavras de Doutor Wanderley, enaltecendo-o pelo planejamento e entrega do equipamento. "Lembro-me bem das reuniões que tivemos para tirar esse sonho do papel e preencher a lacuna no serviço público de Saúde em Alagoas", disse Ayres, lembrando que tudo começou na gestão do ex-governador Renan Filho. "Enche-me de muito orgulho! Tenho por vossa excelência uma gratidão eterna pelo apoio e todo o aconselhamento", concluiu Ayres.

O presidente Marcelo Victor reiterou que esse momento é um fato histórico. "Nós sabemos que tem muito do trabalho do Doutor Wanderley. É mais uma página de vossa conduta que vai entrar na história de Alagoas e do Brasil", encerrou o presidente.