Doutor Wanderley faz relato de sua trajetória e destaca investimentos e desafios na área da Saúde

por Comunicação/ALE publicado 01/03/2023 17h19, última modificação 01/03/2023 17h19

Em seu primeiro pronunciamento no Parlamento, o deputado Doutor Wanderley (MDB) falou do privilégio em estar representando o povo alagoano e agradeceu aos pares pela acolhida na casa. Ele fez um breve retrospecto de sua vida pública ao longo de 50 anos de atuação na área da Medicina. O deputado lembrou que desde que iniciou sua jornada na Medicina, tem participado intensamente dos movimentos e campanhas em defesa da área social.

Doutor Wanderley prosseguiu citando alguns cargos que ocupou ao longo de sua trajetória, como a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O médico também fez parte da campanha pela implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Assim materializando o mais inclusivo sistema público de saúde do mundo que, como vimos recentemente na pandemia, foi a tábua de salvação de milhões de brasileiros”, disse. “Hoje, defendo a reinvenção desse mesmo SUS e tenho propostas concretas para seu aperfeiçoamento”, disse o deputado, destacando que, enquanto secretário de Saúde de Alagoas, implantou o PSF (Programa Saúde da Família) na rede pública alagoana.

“Entre nossas maiores contribuições à área social certamente está a criação do serviço de cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió”, citou Wanderley, informando que, além disso, foi um dos pioneiros em transplantes cardíacos no Norte e Nordeste e que, atualmente, é responsável por realizar mais de 80 transplantes cardíacos. Para o parlamentar, as soluções dos problemas do setor de saúde estão ligados à política. “É essencialmente por isso, colegas deputados, que me voluntariei ao povo alagoano para estar aqui. Tenho o inabalável propósito de cuidar das pessoas que me trouxeram aqui, empenhado na permanente melhoria dos serviços públicos de saúde”, falou.

Em apartes, os deputados Alexandre Ayres (MDB), Antonio Albuquerque (Republicanos), Rose Davino (PP), Lelo Maia (União Brasil) e Ronaldo Medeiros (PT) contribuíram com o pronunciamento do colega de plenário. Ayres disse que enquanto secretário de Saúde do Estado pode contar com a experiência do Doutor Wanderley não apenas no momento da pandemia, mas também na construção do Hospital do Coração. “Que eu tive o prazer de, enquanto secretário de Saúde, tornar realidade. Hoje fico muito feliz de vê esse hospital com mais de seis mil atendimentos”, disse Ayres.

O deputado Antonio Albuquerque disse não ter qualquer dúvida que a presença do parlamentar engrandecerá o plenário da Assembleia Legislativa. “Sobretudo pela experiência numa das áreas mais importantes, a Medicina”, observou. A deputada Rose Davino disse estar muito orgulhosa em participar deste Parlamento juntamente com Wanderley. Já o deputado Ronaldo Medeiros, ao parabenizar o colega de plenário, disse que o Estado de Alagoas ganhou muito com a eleição de Wanderley e destacou a importância do SUS para o brasileiro.