Dr. Hélvio Ferro é condecorado com a comenda Zilda Arns
A Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene nesta sexta-feira, 20, para homenagear o médico intensivista Hélvio Chagas Ferro com a comenda Zilda Arns, pelos relevantes serviços prestados à saúde pública do Estado de Alagoas. A solenidade foi proposta pela deputada Fátima Canuto (MDB), que preside a Comissão de Saúde do Parlamento. A parlamentar ressaltou a importância do homenageado para a medicina alagoana. “O dr. Hélvio é um estudioso, um intensivista que salvou inúmeras vidas e faz parte de uma geração de médicos, onde a medicina é vista de uma forma que a vida das pessoas vêm em primeiro lugar. Ele tem uma vida dedicada à saúde do Estado de Alagoas”, justificou Fátima Canuto, dizendo se sentir honrada em agraciar um profissional de extrema excelência.
Bastante concorrida, a sessão contou com a presença do deputado Doutor Wanderley Neto (MDB) e de diversas autoridades da área da saúde, a exemplo do médico Renato Rezende Rocha, escolhido para apresentar o homenageado ao plenário; o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo; o reitor da Uncisal, Henrique Costa; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM/AL), Benício Bulhões; o presidente da Academia Alagoana de Medicina, Ednaldo Holanda; o presidente da Academia Maceioense de Letras, Jorge Luiz Soares de Melo; e os médicos Renato Chiavassa e Alan Barbosa, entre outras autoridades médicas.
Homenageado
Durante o evento foi apresentado um vídeo com depoimentos de familiares, amigos e pacientes de Hélvio Chagas Ferro, parabenizando-o pela homenagem e contando um pouco da trajetória e história de serviços prestados à sociedade alagoana, um médico que atua há mais de 40 anos na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Hélvio falou de sua alegria e emoção ao receber tão honrada homenagem prestada pelo Parlamento alagoano. “Receber essa comenda significa um sentimento de gratidão pelo reconhecimento de tudo que já fizemos durante todos esses anos, e também uma recompensa por ter feito uma escolha de vida, que foi voltar para a minha terra e atuar como médico”, declarou o dr. Hélvio Chagas Ferro, acrescentando que o fato de a comenda levar o nome da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns lhe traz um significado ainda maior, tendo em vista que ela foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Zilda Arns morreu em janeiro de 2010 durante um terremoto que causou enorme destruição, matando cerca de 230 mil pessoas na cidade de Porto Príncipe, no Haiti.
Biografia
Formado em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal/Uncisal), Hélvio Chagas Ferro é especialista em clínica médica pelo Hospital Umberto Primo Matarazzo, especialista em Medicina Intensiva pela AMIB e especialista em terapia nutricional parenteral e enteral pela Sociedade Brasileira de Terapia Parenteral e Enteral. O homenageado é fundador e ex-vice presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira; membro da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial do Conselho Federal de Medicina e fundador e ex-presidente da Sociedade Alagoana de Terapia Intensiva.
Entre as diversas atribuições presentes no currículo, destaca-se também que o médico foi preceptor do curso de Medicina da Ufal e Escola de Ciências Médicas na UTI Geral da Santa Casa e preceptor de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Berlim, na Alemanha. Além disso, fundou e coordenou a residência da Clínica Médica da Santa Casa e foi presidente do Centro de Estudos da instituição.