Dudu Ronalsa solicita criação do cargo de psicólogo na Perícia Científica de Alagoas
Com 18 deputados presentes na sessão desta quinta-feira, 10, o plenário da Casa discutiu e votou 21 matérias, dentre elas a indicação nº 1235/2021, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PSDB), que solicita ao governador do Estado, Renan Calheiros, em caráter de urgência, a apresentação de projeto de lei no sentido de criar o cargo de psicólogo na perícia cientifica de Alagoas.
O autor da indicação registrou a importância. “O psicólogo forense é o profissional especializado responsável pelo estudo da mente do indivíduo que cometeu algum crime. Dessa forma, ele analisa o comportamento, o histórico da vida do sujeito, seu meio social e suas capacidades psicológicas. Essas análises são feitas por meio de pesquisas, entrevistas e testes psicológicos”, destacou Dudu Ronalsa.
Acompanhe as demais matérias analisadas na Ordem do Dia.
Matérias aprovadas em 2º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 801/2021, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que denomina de Doutor Aderbal Loureiro Jatobá o viaduto na AL 101 Norte, no bairro de Jacarecica, em Maceió.
- Projeto de lei complementar 87/2022, de autoria do Ministério Público do Estado de Alagoas, que revoga a lei complementar nº 21 de 30 de abril de 2002, que dispõe sobre a eleição, no âmbito do Ministério Público, para o cargo de procurador geral de Justiça.
Matéria aprovada em 1º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 600/2018 que considera de utilidade pública a Associação em Busca de Sorriso.
Matéria aprovada em turno único:
- Requerimento nº 983/2022, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PTC), solicitando que seja emitido convite ao comandante geral da PM/AL para que sejam apresentadas informações relacionadas à suposta vedação de permuta de serviço no âmbito do 6º BPM.
Matérias discutidas em 1º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 773/2021, de autoria do deputado Paulo Dantas (MDB), que considera de utilidade pública estadual o Instituto Feitosa.
- Projeto de lei ordinária nº 763/2021, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PSDB), que considera de utilidade pública a Central de Movimentos Populares de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 762/2021, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PSDB), que considera de utilidade pública a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 748/2021, de autoria da deputada Ângela Garrote (PP), que denomina o Centro de Diagnóstico de Imagens como Dr. Gumercindo Tenório Cavalcante.
- Projeto de lei ordinária nº 649/2021, de autoria do deputado Léo Loureiro (PP), que denomina de "Praça José Cícero Nogueira", a praça situada no parque linear da Grota do Cigano, no bairro de Mangabeiras, em Maceió.
Matérias discutidas em turno único:
- Projeto de decreto legislativo nº 11/2022 que aprova do nome da sra. Andressa Alves Pedrosa de Araújo Silva, para ocupar o cargo de diretora do Conselho Executivo da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas.
- Indicação nº 1236/2021, de autoria da deputada Fátima Canuto (PSC), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano a implementação do programa de governo "Minha Cidade Linda" no bairro Cruzeiro, no município de Pilar.
- Indicação nº 1239/2022, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (MDB), solicitando ao Governo do Estado a implementação de uma medida de amparo e assistência social aos artistas, comerciantes e trabalhadores informais que vão sofrer com o cancelamento das festividades de Carnaval.
- Indicação nº 1240/2022, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (PSD), solicitando ao Governo do Estado que disponibilize um ônibus escolar para transporte dos alunos da aldeia Wassu Cocal ao município de Novo Lino.
- Indicação nº 1242/2022, de autoria do deputado Breno Albuquerque (PRTB), solicitando ao Governo do Estado e à Companhia de Saneamento de Alagoas que seja encontrada uma solução para o problema crônico de abastecimento de água na cidade de Arapiraca.
- Indicação nº 1243/2022, de autoria da deputada Cibele Moura (PSDB), solicitando que o Governo do Estado determine à Junta Comercial do Estado de Alagoas que proceda, de forma virtual e eletrônica, a dissolução, extinção e encerramento de sociedades empresariais e demais pessoas jurídicas nos caso em que a documentação digital enviada na forma regulamentar assim permita, concedendo prazo de 30 dias para que o interessado apresente vias físicas originais dos documentos, caso a autarquia estadual os solicite.
- Indicação nº 1247/2022, de autoria do deputado Davi Davino Filho (PP), solicitando que o Governo do Estado determine o cumprimento, por parte da Secretaria de Educação, da lei federal 13.935/2019, que dota as escolas do ensino básico dos serviços de Psicologia e Assistência Social.
- Requerimento nº 959/2022, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (MDB), solicitando Voto de Aplauso ao cabo Ferreira Costa, ao soldado Reginaldo e ao soldado Almeida, da 1ª Companhia Independente da PM/AL, pelo ato heroico ocorrido no dia 1º de janeiro de 2022.
- Requerimento nº 964/2022, de autoria do deputado Davi Davino Filho (PP), solicitando informações à Secretaria de Educação sobre o cumprimento da lei federal 13.935/2019, que dota as escolas do ensino básico dos serviços de Psicologia e Assistência Social.
- Requerimento nº 967/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PSDB), solicitando Moção de Aplauso aos policiais militares cabo Rodrigo de Araújo Lima e soldado Geraldo Ferreira da Silva Júnior, pelos serviços prestados aos município de Porto Calvo.