Edval Gaia parabeniza Palmeira do Índios e destaca avanços em áreas da cidade

por Comunicação/ALE publicado 20/08/2015 18h18, última modificação 20/08/2015 18h18

Em seu pronunciamento durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 20, o deputado Edval Gaia (PSDB) parabenizou a população de Palmeira dos Índios pela passagem do seu aniversário de 126 anos de emancipação política. Em seu pronunciamento o deputado ressaltou a importância da cidade e o seu crescimento nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e economia.

Edval destacou a construção de duas grandes barragens: Bálsamo e Caçamba, sendo que nessas duas obras foram investidos mais de R$ 150 milhões. “Quando o projeto Bálsamo estiver produzindo, vai injetar quase R$ 100 milhões por ano na economia da cidade gerarando mais de dois mil empregos diretos. Já a adutora Caçamba, que recebeu o nome de Helenildo Ribeiro, praticamente duplicou a capacidade de abastecimento de água em Palmeira dos Índios, um problema que se arrastava por décadas”, afirmou.

O deputado disse também que foram pavimentadas mais de 200 ruas e que, até final do próximo ano, mais outras 160 serão pavimentadas. “Foram ainda asfaltados 26 Km de ruas e avenidas dentro da cidade, e ainda serão asfaltados mãos 10 km só na área urbana. Além disso, todas as rodovias que dão acesso à cidade foram recuperadas. O município está realizando o maior investimento em habitação desde a sua fundação. Pelo programa Minha Casa, Minha Vida já foram entregues quase mil moradias, tendo mais 1.100 em construção e até janeiro serão quase quatro mil casas entregues”, afirmou.

Na área da Educação, o deputado destacou que a cidade vive um novo momento. “Melhoramos o IDEB, que mede a qualidade do ensino, pagamos o piso salarial nacional e aumentamos em quase 70% o número de alunos matriculados. Foram adquiridos 19 ônibus para o transporte dos alunos, além de quase sete mil novas carteiras escolares, sem contar que o fardamento escolar é gratuito”, afirmou.

Edval Gaia ressaltou ainda que 40% dos alunos já estudam em tempo integral, no programa Mais Educação e que o município saiu de 80 vagas na única creche que existia em 2008, para três mil vagas em 23 creches que funcionam atualmente. “Foram contratados 270 professores por concurso público e mais de 300 por processo seletivo simplificado. No ensino superior novas faculdades e cursos foram abertos, como Direito e Engenharia Civil. Nossa luta agora é pelo curso de Medicina”, disse o parlamentar.

Na área da Saúde, o deputado afirmou que Palmeira dos Índios tem avançado. “Abrimos um UPA, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, atendendo urgência e emergência e toda uma estrutura com quatro médicos e uma equipe completa. É a melhor UPA do Estado”, destacou Edval, afirmando ainda que a prefeitura custeia 40% da unidade.

O parlamentar disse também que Palmeira dos Índios abriu um Centro de Reabilitação, um Centro Médico com mais de 15 especialistas, um posto de saúde só para atender as crianças e já recuperou mais da metade dos postos de saúde. “Foram adquiridas ambulâncias, o SAMU foi implantado, sem contar com a contratação de 400 profissionais por concurso e processo seletivo, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e agentes de saúde”, disse.

Por fim, na área de Economia, o deputado disse que de 2009 até os dias atuais, foram investidos na cidade mais de meio bilhão de reais, gerando emprego e estimulando o consumo. “Hoje quem chega em Palmeira vê logo a diferença, porém é preciso continuar trabalhando e melhorando cada vez mais. Tenho certeza que Palmeira dos Índios continuará cada vez melhor. São 126 anos de amor entre os seus verdadeiros filhos. Parabéns Palmeira”, concluiu.

Moção de Pesar
O deputado Edval Gaia e o deputado Tarcizo Freire (PSD) apresentaram, na Assembleia Legislativa, requerimento contendo moção de pesar à família de Benedito Almeida que faleceu, aos 82 anos, vítima de câncer, na última terça-feira, 18, na cidade de Arapiraca. Benedito Almeida foi prefeito por três vezes de Igaci

De acordo com Edval Gaia, Benedito Almeida se tornou uma das maiores lideranças da região e deixou uma grande lacuna pra os moradores locais. “Tive o privilégio de ter sua companhia e sua amizade durante minhas eleições. Benedito, que foi um homem de bem e honrado, vai fazer muita falta não só para a cidade de Igaci, mas para todo Estado de Alagoas”, disse.